Publicada em 06/07/2023 às 11h15
Porto Velho, RO – O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, Eduardo Bolsonaro, deputado federal eleito por São Paulo – pela mesma legenda do pai –, cometeu erros geográficos na hora de criticar a Reforma Tributária do governo federal.
O congressista colocou Rondônia, por exemplo, no Centro-Oeste, mas “grudado” com outras unidades da federação, como se não existisse no País.
Seu estado foi inserido no Sul brasileiro enquanto Sergipe e Bahia, lado outro, se tornaram parte do Sudeste.
Segundo o UOL, a imagem exibia um País dividido no recorte regional de 1913: Setentrional, Norte Oriental, Central, Oriental e Meridional e não no atual modelo Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Não existem na ilustração Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal.
Ele apagou a publicação no Twitter. No Instagram, a publicação aparece corrigida. Na postagem, Eduardo justifica o posicionamento contrário à reforma.
“REFORMA TRIBUTÁRIA DO PT: bom para eles, ruim para o povo.
- Poder Centralizado: A reforma pode dar mais poder ao governo federal, diminuindo a autonomia dos estados.
- IPVA Ecológico: Propõem um IPVA progressivo e baseado em emissões de carbono, afetando donos de veículos mais antigos.
- Imposto de Alimentos Subindo: A cesta básica pode ficar 60% mais cara, impactando a população de baixa renda.
- Imposto de Renda Maior: A reforma sinaliza aumento no imposto de renda sem garantia de compensação em outros impostos.
- IPTU Mais Caro: A reforma pode aumentar a tributação do patrimônio, tornando o IPTU mais caro.
- Insegurança Jurídica: Não garante a jurisprudência e as definições da Constituição, podendo sofrer alterações do judiciário a qualquer momento”, anotou em seu perfil no Instagram com a imagem já corrigida.