Publicada em 18/07/2023 às 15h43
O instituto República.org lançou, nesta terça-feira (18/7), a plataforma República em Dados. O painel, que disponibiliza diversas bases de dados sobre a gestão pública no Brasil, está disponível na internet.
A iniciativa busca centralizar, organizar e disponibilizar dados sobre a gestão pública já disponíveis, mas que se encontram difusos em diferentes portais. Dessa forma, o instituto busca ajudar gestores públicos, pesquisadores, estudiosos e jornalistas no acesso a essas informações.
No site, disponível neste link, é possível acessar o painel de dados, ferramenta que permite selecionar diferentes levantamentos e ter acesso a um gráfico com os dados. Além de vizualizar as análises, o usuário pode baixar o conteúdo e consultar a metodologia.
Entre as informações expostas pela plataforma está a de que cerca de 0,06% dos servidores públicos recebem os chamados “supersalários”, enquanto quase metade dos profissionais públicos recebem remuneração de até R$3.391,00.
“A ferramenta ajuda a compreender os desafios que o Brasil enfrenta para melhorar a efetividade do serviço público por meio da gestão de pessoas”, afirma Helena Wajnman, diretora executiva da República.org.
A plataforma República em Dados utiliza fontes de dados oficiais, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios contínua (PNADc), o Censo Escolar e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde (CNES).
A República.org é um instituto fundado no Rio de Janeiro, em 2016, focado na melhoria da gestão de pessoas no serviço público brasileiro. A instituição se classifica como “apartidária, não corporativa, antirracista e pautada pelo fortalecimento da democracia brasileira”.