Publicada em 11/07/2023 às 14h58
O vagão usado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, no chamado “trem fantasma”, é equipado com academia, salão de beleza, sala de cinema, sauna a vapor e até “máquina antienvelhecimento”.
As informações constam em documentos vazados pelo Dossier Center, grupo de investigações russo fundado por Mikhail Khodorkovsky, opositor do Kremlin. Os detalhes foram divulgados inicialmente pela CNN.
De acordo com o Dossier Center, o custo dos vagões usados por Putin na Rússia chega a 6,8 milhões de rublos. O uso de trens por Putin é conhecido. O presidente russo costuma usar o meio de transporte para dificultar seu rastreamento.
O luxo das áreas utilizadas pelo presidente russo, porém, só foi revelado pelos documentos do grupo opositor. Os vagões foram equipados pela Zircon Service, empresa encarregada pela Russian Railways, a operadora ferroviária estatal.
Um desses vagões, o 021-78630, no chamado “trem fantasma” de Putin, foi concluído em 2018 e teria espaço para prática esportiva e musculação, com máquinas italianas. Em agosto de 2022, já durante a guerra contra a Ucrânia, o governo russo solicitou que o vagão fosse reequipado com máquinas americanas.
Além da área de musculação e uma sauna turca, uma máquina que utiliza radiofrequência para aumentar a firmeza da pele estaria à disposição do presidente e pessoas próximas. Após a divulgação das informações, o Kremlin negou que os vagões sejam utilizados por Putin.