Publicada em 04/07/2023 às 09h00
Tendo em vista que aprender sobre a importância da redução dos danos ambientais é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, o Governo de Rondônia desenvolveu por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, ações voltadas à Educação Ambiental para adultos e crianças, no interior do Estado. No decorrer da última semana, a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam esteve concentrada no município de Machadinho d’Oeste, onde promoveu palestras, entrega de materiais gráficos e mudas de plantas para a comunidade.
Os temas abordados durante as palestras foram destinados à prevenção das queimadas e incêndios florestais, assuntos importantes, não só aos alunos, mas para toda a sociedade. Levando em consideração as consequências provocadas pelas queimadas, os alunos das escolas da rede municipal receberam orientações sobre como evitá-las, demonstrando de um modo geral, como são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana.
Os alunos puderam aprender também sobre os danos que as queimadas geram, como a destruição ambiental dos biomas e os prejuízos causados pelos gases poluentes gerados pela fumaça. Além das palestras, a equipe também realizou um pit-stop na praça municipal, onde distribuiu mudas de ipê mirim à comunidade, além de entregar materiais gráficos que fazem alusão aos temas tratados.
O governador Marcos Rocha destacou a importância do trabalho de Educação Ambiental com as crianças e adolescentes. “Trabalhar junto às crianças e adolescentes o tema da Educação Ambiental, faz com que essa geração possa crescer conhecendo seus deveres e cuidados com o meio ambiente. Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo, no tocante à importância destas ações realizadas em diversos locais do Estado”, salientou.
A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Deigna Laís Oliviak explicou que, o trabalho de conscientização ambiental é fundamental para destacar as ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental. “Toda orientação e conscientização se faz importante, principalmente para as crianças. Este trabalho é de suma importância ao desenvolvimento ambiental do Estado, tendo em vista que, o período de queimadas se aproxima, se tornando essencial o reforço a este tema”, finalizou.