Publicada em 21/07/2023 às 11h12
Buscando conscientizar a população e reduzir os índices de queimadas urbanas e rurais de Vilhena, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), acompanhados por servidores da Defesa Civil e soldados do Tiro de Guerra, realizaram nesta semana, ações de conscientização contra queimadas e suas consequências para a saúde em diversos bairros da cidade.
As atividades iniciaram com divulgações nas rádios locais e têm se estendido para campanhas presenciais sobre a proibição das queimadas, suas consequências para a saúde e, principalmente, sobre as penalidades legais que os moradores poderão sofrer caso sejam denunciados.
Vilhena atualmente conta com a Lei 5.038, de fevereiro de 2019, conhecida como Lei do Fogo, que dispõe sobre a proibição de toda e qualquer prática de queimadas na zona urbana e rural do município e indica, ainda, penalidades mesmo em casos involuntários.
Até o momento, a Semma conseguiu realizar ações afirmativas nos pontos mais propícios a desenvolverem focos de incêndio, englobando o Setor 58, Avenida 1º de Maio e Setores Pioneiro e Chacareiro.
A secretaria informa que é responsabilidade do proprietário manter seus terrenos adequadamente limpos e livres de possíveis itens causadores de incêndio. Para denúncias, basta ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros) ou para a Semma através do número (69) 98471-2971.