Publicada em 19/07/2023 às 11h06
Voltada para conscientização e prevenção das hepatites virais, inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D (Delta) e E, a Campanha Julho Amarelo está atendendo em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e com ações pontuais nos fins de semana. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oferece testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.
No último sábado (15), a UBS Primavera realizou atendimento para os moradores do bairro, 2º distrito, que efetivou mais de 15 exames. Nesta terça-feira (18), os servidores da Semusa atenderam 30 colaboradores da empresa Cerâmica Belém. Segundo dados do Departamento de Atenção Básica (DAB), foram 1592 testes realizados na primeira quinzena de julho.
A coordenadora de Programas Estratégicos da DAB, Girlene de Brito Gomes, ressaltou que as pessoas interessadas em realizar o procedimento podem procurar uma UBS e solicitar o exame na hora. Ela informou que as hepatites B e C são consideradas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, por isso, a Semusa incentiva a testagem rápida e a distribuição de preservativos.
A hepatite é uma inflamação no fígado, que pode ser provocada por vírus ou uso excessivo de alguns medicamentos, álcool ou outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando se manifesta apresenta cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.