Publicada em 22/07/2023 às 09h48
A tão aguardada final da Taça Padre Ezequiel Ramin de 2023 acontece neste sábado (22), no Estádio Aglair Tonelli Nogueira. Em campo, Juventude da Linha 6 e Corinthians da Linha 13 disputarão o troféu, logo após a partida que definirá o terceiro e quarto lugares entre Laranjeiras e Chapecoense, ambos da Linha 9.
Os finalistas vêm de vitórias nas semifinais. O Corinthians, após vencer o Laranjeiras por 2 a 0 e perder pelo mesmo placar na partida de volta, sagrou-se vencedor na disputa por pênaltis, com 10 a 9. Já o Juventude, que empatou com o Chapecoense em 1 a 1 na partida em casa, conquistou a vaga para a final com a vitória por 2 a 0 no jogo de volta.
Corinthians busca seu 12º título na Taça Padre Ezequiel Ramin com uma campanha sólida: 21 pontos ganhos em oito jogos, com sete vitórias, cinco empates e uma derrota. O Juventude, por sua vez, soma 16 pontos, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Os artilheiros do torneio também estarão em campo. France, do Corinthians, lidera com 14 gols. Juan Iry, também do Corinthians, e Marcelo Boni, do Laranjeiras, seguem com 9 gols cada.
Espera-se um grande público para a final, com torcedores vindo das áreas rurais, em especial das Linhas 13, 6 e 9, sedes das equipes participantes. A partida promete ser um espetáculo em homenagem ao idealizador do torneio, professor Adão Wenzel do Nascimento, que mesmo distante, envia suas saudações e desejos de "dois grandes espetáculos de futebol, prática saudável e de amizade".
A Taça Padre Ezequiel Ramin, assim como o Ruralzão, também idealizado pelo professor Adão, é organizada pela Amec - Autarquia Municipal de Esportes, e integra o calendário esportivo de Cacoal, oferecendo aos moradores da área rural a chance de competir no esporte.