Publicada em 26/08/2023 às 09h04
Alvo de um mandato de prisão do Tribunal de Haia, Vladimir Putin cancelou sua participação em mais um evento internacional. Desta vez, o presidente da Rússia não comparecerá à Cúpula do G20, que será realizada de 9 a 10 de setembro na Índia, informou o Kremlin nesta sexta-feira (25/8).
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Putin atualmente está com “uma agenda lotada” e que viagens não estão programadas no momento, e enfatizou que o foco do líder russo no momento “ainda é a operação militar especial”.
Apesar de não citar o mandato contra Putin, acusado de crimes de guerra, o cancelamento de agendas internacionais do líder russo acontece após o líder russo se tornar alvo do Tribunal de Haia.
Recentemente, Putin não compareceu a Cúpula dos Brics, realizada em Joanesburgo, África do Sul. O evento se tornou um impasse diplomático para o governo de Cyril Ramaphosa, que por seguir a jurisdição da Corte Internacional teria a obrigação de prender e extraditar o presidente da Rússia para que ele fosse julgado pelos crimes que é acusado.
Ainda que a Índia não seja signatária do Estatuto de Roma, que estabeleceu o Tribunal de Haia, existe o temor de que Putin possa ser preso caso viaje para o exterior.