Publicada em 25/08/2023 às 10h22
No sábado (26), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, vai realizar uma simulação de resgate de vítima com sinistro de trânsito no Espaço Alternativo, em Porto Velho. A ação conjunta contará com o apoio de importantes órgãos como Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO, Batalhão de Polícia Trânsito – BPTran, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – Semtran, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e o Núcleo de Operações Aéreas – NOA.
O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes explicou que, o objetivo da simulação é “educar e conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e os sérios impactos dos sinistros. Queremos proporcionar uma experiência realista, que sensibilize os espectadores sobre a necessidade de um comportamento responsável ao volante”, declarou.
O governador Marcos Rocha afirmou que, “unir esforços para realizar uma simulação de resgate de vítima de acidente de trânsito demonstra nosso compromisso com a segurança nas vias. Através dessa iniciativa, reforçamos a importância da conscientização para prevenir acidentes e preservar vidas. A colaboração entre diversas instituições ressalta o compromisso coletivo de promover uma cultura de segurança viária e incentiva a mudança de atitudes dos condutores”, destacou.
A simulação tem como foco, mostrar de forma prática, os procedimentos de resgate e atendimento em situações de sinistros de trânsito. Ao vivenciar essa experiência, espera-se que os participantes reflitam sobre as consequências dos sinistros não somente às vítimas diretas, mas também para suas famílias e a população em geral. A iniciativa reflete o contínuo trabalho do Governo de Rondônia em reduzir os sinistros de trânsito e tornar as vias mais seguras aos cidadãos. Espera-se que a simulação represente um passo importante para conscientizar a população e gerar impactos positivos nos comportamentos dos condutores.