Publicada em 09/08/2023 às 09h28
A Federação Rondoniense de Xadrez reconheceu todo empenho dos atletas do Juvenil que disputaram a fase estadual na cidade de Cacoal. “O enxadrismo é uma atividade apaixonante, e seus adeptos querem superar seus próprios limites dentro das 64 casinhas. O que era apenas uma ferramenta extra curricular se torna uma prática esportiva frequente, algo prazeroso e maior na sua vida. Assim são os atletas que chegaram na fase estadual, pois para chegar até aqui às competições na fase classificatória são cada vez mais fortes, um verdadeiro desafio.
A fase Estadual do Joer 2023 aconteceu entre os dias 30 de julho e 4 de agosto na EEEFM Cora Coralina - Cacoal - RO. O evento reuniu 25 atletas de todo o estado classificados nas fases regionais de cada município.
O evento aconteceu em três formatos:
1° Blitz 3+2;
2° Clássico 1 hora + 10;
3° Rápido 10 minutos + 5.
A Classificação Final se deu com o somatório dos pontos e melhor performance das equipes nos 3 torneios.
O torneio misto foi jogado no ritmo Blitz, com o tempo de 3+2. Levou a melhor a Regional Metropolitana que conquistou o título com o atleta da Xpga Academia de Xadrez, Eduardo Meireles, que jogou pelo Colégio Brasília de Porto Velho e conquistou o 1º lugar sem dificuldades terminando a competição invicto com 6 pontos em 6 partidas jogadas. O 2º lugar foi para Ricardo Bandeira do município de Cacoal e o 3º para Nicolas Mendonça de Guajará-Mirim.
Torneio Clássico Masculino foi disputado no ritmo de 1 hora + 10 segundos de incremento. Venceu o atleta Ricardo Bandeira, que conquistou o 1º com 4,5 em 5 partidas disputadas. Mateus Mota de Porto Velho garantiu o 2º lugar com 4 pontos ao empatar com o campeão e Jean Rocha de Alta Floresta ficou na terceira colocação.
No último dia de competição do JOER 2023 aconteceu o tão esperado torneio de duplas, que foi jogado no ritmo rápido, com 10 minutos + 5 segundos de incremento.
Superioridade total dos atletas de Porto Velho, Eduardo Meirelles e Mateus Mota, que fizeram um total de 11 pontos pela regional Metropolitana, 3 a mais que o segundo colocado, time da Zona da Mata, da cidade de Alta Floresta, Jean Henrique e Christian Henrik, que juntos marcaram 8 pontos. O terceiro lugar foi conquistado pela dupla da Regional Mamoré, Nicolas Mendonça e Roberto Duran que juntos superaram as regionais Centro (Ricardo Bandeira e Pedro Duarte), Centro Oeste (Carlos Eduardo e Arthur Rodrigues), Cone Sul (Gustavo Henrique) e Norte (Julio Cezar e Gustavo Parmigiani)
O Torneio Clássico Feminino, ritmo de 1 hora + 10 segundos de incremento, foi vencido por Thaynara Bispo, da Regional Zona da Mata, cidade de Alta Floreta, que conquistou o 1º com 5 pontos em 5 partidas disputadas. Larissa Amélio da Xpga de Porto Velho, Regional Metropolitana, tropeçou logo na primeira rodada e teve que fazer um forte torneio de recuperação para garantir a segunda colocação com 4 pontos. Ana Carolina, da Regional Centro, cidade de Cacoal, alcançou a terceira colocação com 3 pontos.
No Torneio de duplas do JOER 2023 Feminino, jogado no ritmo rápido, com 10 minutos + 5 segundos de incremento, a surpresa ficou para a dupla de Alta Floresta Thaynara Bispo e Laís Ranieri que junta fizeram 7 pontos. As atletas da Regional Centro Oeste, Isabela Zetoles e Ana Paula ficaram com o 2º lugar com 6 pontos, empatadas em quase todos os critérios com a Regional Metropolitana, das atletas de Porto Velho Larissa Amélio e Eduarda Ferreira que também fizeram 6 pontos. O Torneio feminino mostrou a garra e determinação das enxadristas rondoniense, cuja força está igual, desfilando elegância e charme, além de um belíssimo xadrez.
Em quarto lugar ficou a Regional MAMORÉ, com Maria Julia e Rosiane Malale. Em quinto a Regional CENTRO com Ana Carolina e Maysa Silva. Em sexto a Regional NORTE com Manuella Dias e Maria Eduarda.
A Classificação Final, com o somatório da performance de todas as equipes nos três torneios ficou assim:
MASCULINO
Campeão Regional Metropolitana (Eduardo Meireles e Mateus Mota);
Vice Campeão Regional Centro (Ricardo Bandeira e Pedro Duarte);
3º Lugar Regional Zona da Mata (Jean Henrique e Christian Henrik).
FEMININO
Campeão Regional Zona da Mata (Thaynara Bispo e Laís Ranieri);
Vice Campeão Regional Metropolitana (Larissa Amélio e Eduarda Ferreira);
3º Lugar Regional Centro Oeste (Isabela Zetoles e Ana Paula).
Todos os resultados podem ser conferidos clicando AQUI.