Publicada em 23/08/2023 às 15h45
As forças ucranianas já teriam erguido a bandeira nacional na localidade de Robotyne, na região de Zaporíjia, no sul do país, informou o exército de Kyiv nesta quarta-feira, embora não tenha ficado claro se toda a comunidade foi libertada do controle das forças russas.
"Um dia histórico! Soldados da 47.ª Brigada Mecanizada Separada colocaram a bandeira da Ucrânia na aldeia de Robotyne, em um dos locais mais aquecidos - Melitopol", divulgou a brigada em uma postagem em seu canal na rede social Telegram, citada aqui pela Reuters.
O comunicado ocorre em um momento em que Kyiv continua tentando recapturar a cidade estratégica de Melitopol, no sul do país, como parte de sua contraofensiva contra a invasão russa em larga escala, que teve início no começo de 2022.
A notícia surge após o exército ucraniano ter confirmado na terça-feira a entrada de suas tropas em Robotyne, na província de Zaporíjia, após avanços nos últimos dias perto desta cidade no sul do país, que estava até então sob controle das forças russas.
"Nossos combatentes estão na cidade de Robotyne", escreveu em sua conta no Telegram o brigadeiro-general Oleksandr Tarnavski, comandante do grupo operacional estratégico das forças ucranianas encarregado da área sudeste da frente.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, também informou pelo Telegram a entrada, na terça-feira, da 47.ª Brigada do Exército Ucraniano em Robotyne.
Após serem forçadas a deixar a cidade, explicou Maliar, as forças russas estão usando peças de artilharia contra a cidade e a 47.ª Brigada está retirando os civis remanescentes da área.
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), uma instituição privada norte-americana que acompanha o desenrolar do conflito, confirmou também na manhã de terça-feira, por meio de imagens geolocalizadas, que as tropas ucranianas chegaram ao centro desta cidade.
A cidade está situada em um dos três segmentos da frente da contraofensiva que ocorre desde o início de junho.