Publicada em 14/08/2023 às 14h31
No último sábado (12), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), participou do sorteio de endereços dos empreendimentos habitacionais Pró-Moradia Leste I, FNHIS III, IV e VII, em Porto Velho. A ação faz parte dos trâmites legais para tornar em realidade o sonho da casa própria para 269 famílias e aconteceu no Teatro Banzeiros.
Para a parlamentar o momento foi um dia histórico e que ficará na memória de cada um dos presentes. “É um momento de alegria e não poderia deixar de falar do meu reconhecimento a gestão que teve e está tendo muito compromisso com o município de Porto Velho e isso me deixa muito orgulhosa”, relatou.
Em seguida, ela defendeu que é muito importante que o povo viva numa cidade melhor como, por exemplo, passar e ver um empreendimento abandonado. “É muito triste, pois temos tantas pessoas que que não tem um lar para viver junto com sua família. Não podemos deixar de falar desta sensibilidade do atual Governo ao destinar tantos recursos para que a gente tire cada vez mais gente da vulnerabilidade e que possa ter a dignidade de morar em sua própria casa”, reiterou emocionada.
Compromisso
De acordo com o prefeito Hildon Chaves, a Prefeitura de Porto Velho investiu mais de R$ 10 milhões de recursos próprios para a recuperação estrutural dos imóveis dos empreendimentos. A iniciativa é resultado de um esforço conjunto para revitalizar imóveis que estavam paralisados há mais de 12 anos.
“A Prefeitura cumpriu hoje seu dever constitucional de garantir moradia digna às famílias da cidade. Famílias que há anos esperavam por uma casa própria, agora podem ter a certeza de um futuro mais tranquilo e seguro, pois terão um lugar para chamar de seu. Este é um trabalho de muitas mãos, que envolveu o esforço de diversos setores da Prefeitura, bem como de parceiros privados. Com certeza, este projeto vai mudar o rumo de muitas famílias, dando-lhes a oportunidade de construir uma vida melhor", disse Chaves.
Detalhes
O sorteio foi conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur). Já os trabalhos de revitalização aos locais dos empreendimentos ocorre através de um contrato com uma empresa terceirizada, onde os trabalhos são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Benefícios
Como benefícios aos novos moradores, uma das medidas é a isenção de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), buscando aliviar o ônus financeiro das famílias durante esse momento importante de suas vidas.
Registros
O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores, do coordenador de Unidade de Engenharia de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF) em Rondônia, Ricardo Galvão, além de beneficiários dos empreendimentos.
Foto: Leandro Morais/SMC