Publicada em 05/08/2023 às 11h22
A Coordenação do Eixo de Empreendedorimo e Inovação, representando o Projeto Cidades Inteligentes (Procint) e a Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova), ambos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), participaram na quinta-feira (3), de forma presencial em Ji-Paraná, do evento Inova Agro Castanha-do-Brasil.
O Coordenador do Eixo Empreendedorismo e Inovação, Juliano Cristhian, explica que foi realizada uma oficina para elaboração participativa dos primeiros passos na busca dos dois indicadores do Projeto Castanha que são: ampliar a competitividade dos negócios e desenvolver a qualidade dos produtos. Os participantes do diagnóstico, de acordo com o docente, foram capacitados para desenvolver a modelagem/remodelagem dos negócios, convidados a pensar estrategicamente e desenvolver ações iniciais práticas para serem elaboradas daqui para a frente.
O Eixo de Empreendedorimo e Inovação foi convidado a atuar como apoiador dando suporte na elaboração participativa dos trabalhos junto com cada negócio, possibilitando aos participantes a reflexão de sua modelagem de negócio bem como sua adaptação para a aplicação de métodos Inovadores de gestão e desenvolvimento de novos produtos.
Metodologia
Juliano Cristhian detalha que foram formados grupos de cada negócio, integrando membros das instituições parceiras para dar suporte e trazer uma visão de fora da empresa, assim como o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por meio do consultor e da equipe. “A ideia foi somar conhecimentos e trazer troca de experiências. Para isso, no início do encontro foi realizado um alinhamento do conhecimento, apresentação da metodologia e dinâmica, e depois a realização dos trabalhos”, acrescentou o Coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação.
Ainda de acordo com o servidor do IFRO, os trabalhos realizados junto às equipes de cada negócio proporcionaram uma visão mais ampla da jornada de desenvolvimento das ações internas e externas de atuação na cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil, assim possibilitando o início da construção de um planejamento focado no aperfeiçoamento das ações de desenvolvimento da cadeia produtiva.