Publicada em 17/08/2023 às 17h01
Um levantamento realizado pela Serasa apontou que mais de 605 mil residentes de Rondônia estão enfrentando inadimplência, acumulando dívidas que totalizam cerca de R$ 3,1 bilhões, com uma média de R$ 5,2 mil por pessoa. Esse cenário reflete em 44,71% da população adulta no estado, um índice superior à média nacional de 43,72%. Os dados, referentes a julho, integram o Mapa da Inadimplência da Serasa, um relatório mensal que analisa o quadro de endividamento no Brasil.
Os principais segmentos de dívida no estado estão concentrados em três categorias: Utilities (44,36%), que inclui contas de água, gás e eletricidade; Bancos e Cartões (16,60%); e Varejo (16,57%). Analisando por faixa etária, o grupo com maior índice de inadimplência abrange pessoas entre 26 e 40 anos (36,5%), seguido pela população de 41 a 60 anos (35,1%) e pelos indivíduos acima de 60 anos (15,1%).
É relevante ressaltar que julho marcou a segunda queda consecutiva nos índices de inadimplência no Brasil. Com um total de 71,41 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, houve uma redução de 34.495 mil pessoas em comparação com o mês anterior. Isso marca a primeira vez, desde junho de 2021, que ocorrem duas diminuições consecutivas nos relatórios mensais da Serasa.
Um dos fatores que influenciou esse movimento foi o total de débitos junto a bancos e cartões de crédito, que registrou uma queda de 1,60 ponto percentual, diminuindo de 31,13% para 29,53% nos últimos dois meses. Essa diminuição pode estar relacionada aos primeiros efeitos do Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, que, desde 17 de julho, promove a negociação de dívidas com instituições financeiras.
A Serasa, inclusive, oferece uma série de programas com o objetivo de contribuir para a redução da inadimplência e a melhoria dos índices. Somente em julho, mais de 188 mil acordos foram fechados através dos canais do Serasa Limpa Nome. Entretanto, o número de ofertas disponíveis ultrapassava os 23,1 milhões.
Sobre a Serasa
Com a missão de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema abrangente voltado para a promoção da saúde financeira da população através de produtos e serviços digitais.
Mais informações podem ser encontradas em www.serasa.com.br e nas redes sociais @serasa.