Publicada em 07/08/2023 às 16h42
Os moradores do distrito de Jaci-Paraná receberam no último sábado (5) a equipe da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para um mutirão de vacinação antirrábica com o objetivo de proteger e prevenir cães e gatos contra a raiva animal.
Durante a ação, foram disponibilizados quatro pontos de vacinação nas zonas principais do distrito. Aproximadamente 320 animais receberam a vacina contra a raiva. “A ação é mais uma forma estratégica de facilitar o acesso da população ao serviço e garantir o maior número de imunização de seus animais de estimação”, afirma o gerente da DCZADS, Edson Cruz.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida a partir do contato com a saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desse animal. Por isso, a rede municipal de saúde desenvolve ações em diferentes pontos de Porto Velho, inclusive na área rural e distritos, onde, além dos locais fixos, também são realizadas imunizações de casa em casa.
A vacinação antirrábica é a melhor forma de prevenção da doença, não só para os animais domésticos como também para os humanos. O recomendado é que a vacina seja aplicada anualmente em todo animal que apresenta boas condições de saúde e com idade acima de três meses.
Em Porto Velho, os serviços de imunização em cães e gatos acontecem diariamente, das 8h às 17h, na sede da Divisão de Controle De Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira, e também no trailer de vacinação situado no Parque Circuito, av. Lauro Sodré, n° 2983. Além disso, as campanhas de vacinação antirrábica são ofertadas anualmente em mais de 100 pontos da cidade. Este ano, o Dia D de vacinação antirrábica acontece em setembro.