Publicada em 05/08/2023 às 09h44
A Guarda Civil espanhola prendeu duas pessoas que faziam parte de uma estrutura jihadista.
De acordo com a EFE, citando um comunicado das autoridades, as detenções ocorreram em Benavente, na província de Zamora, e em Cullera, Valência. Os suspeitos são acusados de envolvimento na "maior estrutura jihadista conhecida na Espanha" para o recrutamento de jovens e menores.
Os suspeitos recrutavam menores e jovens através das redes sociais, onde administravam um grupo privado com dezenas de usuários de mais de 10 províncias espanholas.
A investigação teve início em 2022. Apesar de estarem em diferentes províncias, os suspeitos "atual de forma concertada e coordenada para capturar e doutrinar outros usuários de redes sociais nos postulados do terrorismo jihadista".
Ambos criaram e divulgaram publicamente conteúdos terroristas que lhes permitiram identificar e selecionar os usuários mais propensos à radicalização. Posteriormente, o grupo privado foi criado.
A ação dos detidos extrapolou as redes sociais, visto que eles expuseram slogans da organização terrorista Daesh em espaços públicos.
Na sexta-feira, foram apresentados ao tribunal e ficaram em prisão preventiva.