Publicada em 01/08/2023 às 09h29
Um erro de apenas 2 graus foi o suficiente para que a Nasa “perdesse” a missão Voyager 2. Agora, a agência espacial norte-americana está em busca de qualquer sinal que a ajude a localizar a espaçonave, que se encontra a cerca de 12 bilhões de quilômetros da Terra.
No último dia 21 de julho, os controladores de voo acidentalmente enviaram um comando errado para a Voyager 2. Isso fez com que a antena fosse alterada apenas 2 graus para longe da Terra e cortou a comunicação entre base e missão.
De acordo com a própria Nasa, é possível que só em outubro o contato possa ser refeito. Para isso, a gigantesca antena localizada em Canberra, na Austrália, está sendo direcionada para a busca da espaçonave. Mas qualquer sinal demora mais de 18 horas para chegar até a Terra.
A orientação da antena na Austrália deve acontecer em 15 de outubro, quando o equipamento na própria Voyager 2 está programado para se voltar novamente em direção a base.
A Voyager 2 e a Voyager 1 foram lançadas da Flórida em 1977. O objetivo das missões é estudar o sistema solar externo, mas também Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A primeira versão está a mais de 24 bilhões de quilômetros da Terra, mas ainda funcionando e mandando sinais.
A segunda versão, em 2018, entrou no que os especialistas chamam de espaço interestelar. A espaçonave se tornou primeiro objeto feito pelo homem a passar por Urano. E também descobriu mais de uma dúzia de novas luas durante seus mais de 40 anos no espaço.