Publicada em 22/08/2023 às 14h10
“Grupão” – No início do ano um grupo de políticos de Rondônia estava disposto a formatar parcerias e compor o “Grupão”, integrado por vários partidos e lideranças regionais. Estamos a 14 meses das eleições municipais, quando serão eleitos prefeitos e vereadores e a mobilização pela formação do “Grupão” perdeu forças ou estão dando um tempo para se agruparem. Na época estavam se juntando lideranças como o ex-deputado federal Nilton Capixaba, do PTB, influente na região polarizada por Cacoal; a Família Donadon, de Vilhena, que é forte no Cone Sul; ex-deputado estadual Celso Popó, de Santa Luzia; o suplente do senador Jaime Bagattoli (PL), Sebastião Valadares (PL), que poderá assumir porque Bagattoli está hospitalizado estavam no “Grupão”. O ex-deputado estadual Adelino Follador, que estava filiado ao União Brasil e não se reelegeu em 2022 também constava da lista.
Vulneráveis – É das mais positivas a parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seas), comandada pela primeira dama Luana Rocha com o Departamento Estadual de Trânsito-Detran, dirigido pelo ex-deputado federal Leo Moraes. Seas e Detran firmaram acordo para facilitar o acesso e ampliar os benefícios às pessoas em situação de vulnerabilidade. A parceria Seas-Detran, segundo Luana Rocha, “é muito importante para dar continuidade ao trabalho que o governo vem fazendo no sentido de garantir a proteção social aos cidadãos no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos, como o Mamãe Cheguei, Rondônia Cidadã, Mulher Protegida e outros que têm melhorado a qualidade de vida em Rondônia”.
Fiscalização – O trânsito de Porto Velho é violento. Como as motocicletas estão entre os veículos mais utilizados pelo morador da capital, dados apontam que em torno de 70% dos acidentes elas estão envolvidas com sérios problemas para o Pronto Socorro João Paulo II, sempre lotado. Esta semana teremos a Expovel, feira-exposição das mais importantes da região Norte. A PM e o Detran estão preparando um amplo plano de trabalho para organização do trânsito durante a importante mostra e garantir a segurança, inclusive com abordagens permanentes, como determina o Projeto de Segurança Viária para proteger motoristas, passageiros, pedestres e garantir a mobilidade durante os dias de festa, inclusive promovendo operações de fiscalização, como “Lei Seca” e “Quatro Rodas, Uma Vida”, que ocorrerão antes e durante a Expovel. Um trabalho conjunto Detran, Semtran, PM-RO, BPtran e Polícia Rodoviária Federal-PRF.
Ariquemes – A prefeita de Cacoal, Carla Redano (Patriota) deverá concorrer a mais um mandato eletivo nas eleições municipais de outubro do próximo ano. Realiza um bom trabalho, mas já existe mobilizações adversárias visando as eleições de 2024. O ex-deputado estadual Adelino Follador (UB), político dos mais experientes, está sempre cotado para concorrer, assim como seu filho, o ex-deputado federal, ex-vice-prefeito, Lucas Follador. A vereadora Rafaela do Batista, do União Brasil também está cotada para concorrer à prefeitura no próximo ano. Ela é muito ligada ao vereador cassado, Rafael O Fera (Podemos), que está inelegível e foi o mais bem votado em 2020, com mais de 1.900 votos. O deputado Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) diz que não pretende disputar a prefeitura, mas há quem aposte, que ele deverá concorrer. Quem viver verá...
Prefeitos – Os projetos de reeleição dos prefeitos de Candeias do Jamari e Ji-Paraná, Valteir Queiroz (Podemos) e Isaú Fonseca (UB) afastados pela Justiça por corrupção, que já se preparam para a reeleição em 2024 passaram a ser um sonho difícil de ser concretizado. Valteir foi afastado em junho, Isaú em julho e não conseguiram retornar ao cargo, hoje ocupados pelos respectivos vices. Ambos projetavam a conquista de um novo mandato, mas com o afastamento, que segundo especialistas da área jurídica, não retornarão, as atenções voltam para os vices Toninho Cerejeiras (PSB), de Candeias e Joaquim Teixeira (MDB), de Ji-Paraná, que estão com as portas abertas para a reeleição. Quem viver verá...
Respigo
Deputados sem atividades parlamentares esta semana Assembleia Legislativa (Ale). Os parlamentares estão mobilizados na sessão extraordinária que será realizada em Machadinho do Oeste, na quinta-feira (24), às 11h, na Agroshow, feira-exposição que será encerrada no domingo (27) +++ Na pauta da sessão assuntos relacionados a região polarizada por Machadinho, de enorme interesse para o Vale do Jamari. O público da Agroshow poderá acompanhar a sessão no estande da Ale-RO no parque de exposições +++ O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia-Cremero estará comemorando 60 anos na sexta-feira (25). A presidente Ana Ellen de Queiroz Santiago está convidando a Imprensa para comemorar o Jubileu de Diamante, às 19 na sede do Cremero em Porto Velho +++ Sol escaldante em Porto Velho por volta das 12h de hoje (23). Termômetros marcavam 34 graus, mas a sensação térmica era de 41 graus +++ A umidade do ar também não ajudava muito, 47%. O ideal é no mínimo 60%.