Publicada em 14/08/2023 às 16h23
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semusa), Assistência Social e Família (Semasf), Esportes e Lazer (Semes) e Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), participa, na quarta-feira (16), do programa Comunidade Sesc, na unidade Clementina (2º distrito), a partir das 9 horas.
De acordo com o diretor da Gerência de Vigilância em Saúde (GVS) da Semusa, Thiago Almeida Soeiro, na ação, serão oferecidos serviços de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), cobertura vacinal, vacina de rotina, influenza (gripe) e Covid-19.
O projeto estimula iniciativas sociais e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Nele, serão 10 horas de programação gratuita, articulada em parceria com a prefeitura, entidades e associações locais, para oferecer serviços aos moradores.
A Semasf informou que a pasta atenderá a população com a inclusão do Cadastro Único (CadÚnico), e os programas Mamãe Cheguei, Criança Feliz e Acessuas Trabalho. Eles entregam, segundo a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Semasf, Leila Fonseca, as ações do “Agosto Verde”, mês dedicado à primeira infância.
A Semes será responsável pelas atividades recreativas, esportivas e lúdicas com seis profissionais. Entre as ações estão aulas de hitbox, fitdance, ginástica, brincadeiras populares, jiu-jitsu e demais. A AMT participa com a fiscalização no local e palestras educativas.
A programação do Comunidade Sesc prevê ainda atividades de assistência como corte de cabelo (masculino), orientação sobre tarifa social de energia elétrica, consultoria financeira pessoal, pré-inscrições para cursos gratuitos, amostra gastronômica de pratos típicos da região, entre outros.
As atividades de cultura e educação vão envolver o Bibliosesc (programa de incentivo à leitura que oferece gratuitamente o empréstimo e consulta de livros por meio de uma biblioteca volante), pintura facial, reeleitura e apresentação com o Grupo Focus Cia. de Dança.
O CS é um evento alusivo aos 40 anos do sistema Fecomércio, que reúne Sesc,Senac e Sebrae. Nele, serão propostas 10 horas de programação ininterruptas. “A ideia é oferecer inúmeras oportunidades de atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência e lazer”, Ilsandra Garcia Almeida Lopes, gerente das unidades Sesc em Ji-Paraná.
Foto: Acervo CCS