Publicada em 29/08/2023 às 14h52
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) entregaram os certificados para 60 índios. A cerimônia ocorreu, na quarta-feira (23), na Aldeia Iterap Arara (Linha 82 ou RO 133). As formações foram dos cursos de operação de aeronave remotamente pilotada (drone) e cultivos da mandioca e banana. A iniciativa ocorreu pelo Programa Acessuas Trabalho, desenvolvido pela Semasf, que promove a capacitação de indivíduos adaptada à realidade e cultura das pessoas.
Para a diretora da Proteção Social Básica, Lidiane Tanazildo, é muito gratificante ver a formação e qualificação destes indígenas, que vai auxiliá-los no monitoramento territorial e também no manejo sustentável. Ela agradeceu a recepção e a parceria com a Funai e o Senar/RO no desenvolvimento do trabalho.
O instrutor de aeronave remotamente pilotada (drone) do Senar/RO, Joalisson Gonçalves, informou que é a primeira vez que está promovendo uma educação de tecnologia em parceria com o poder executivo, voltados para pessoas indígenas, com o objetivo de promover um aprendizado com foco na promoção e qualidade de vida.
Segundo o coordenador da Funai, Leandro Arara, é uma ação de reconhecimento do estado e município, que possibilita a inclusão dos povos indígenas. Ele reforçou que os cursos são ferramentas de proteção e monitoramento dos territórios, além do cultivo correto de alimentos para consumo próprio.