Publicada em 16/08/2023 às 15h18
Mais de 20 mulheres receberam, na semana passada, certificados do Projeto de Formação Inicial de Corte e Costura – confecção de roupas de cama, mesa e banho. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf), e Evolução Instituto de Pesquisa em Biotecnologia.
“O projeto foi elaborado pelo Ifro e executado pelo Evolução Instituto para pessoas em vulnerabilidade social, com os dados registrados dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O objetivo é gerar renda para mulheres assistidas pela Semasf e possibilitar a independência financeira delas”, ressaltou a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Cristiany Ribeiro.
A formação iniciou em junho e encerrou neste mês agosto. Nela, foram realizadas atividades voltadas à aprendizagem para confecção de roupas de cama, mesa e banho. O espaço físico foi apropriado para o desenvolvimento criativo e intelectual das novas empreendedoras.
Cristiany Ribeiro afirmou que o objetivo é propiciar qualificação profissional para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, iniciar um novo empreendimento garante o aumento da renda familiar e autonomia do protagonismo social e empoderamento feminino.