Publicada em 21/08/2023 às 08h10
De julho a setembro está ocorrendo o Congresso do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. Filiados de todo o país debatem política em plenárias e votam em teses que decidirão os rumos do partido para os próximos anos.
Em Porto Velho uma nova chapa surge com força. Organizada por Geneci Gonçalves que concorre à presidência, com o apoio de dois ex-candidatos ao Governo do Estado, Marcos Sussuarana e Adilson Siqueira. A Tese 2 por um PSOL Militante, Independente e Anticapitalista defende uma maior presença do partido na vida política de Rondônia. A proposta é retomar o partido para defender as causas sociais, ambientais e ter independência política para defender os trabalhadores do campo e das cidades de nosso estado.
As plenárias de Porto Velho ocorreram no sábado (19), às 16h, e no domingo (20), às 9h na sede do partido, Rua Miguel Chakian, sub esquina com Dom Pedro II.
A presença da tesoureira da Direção Nacional do PSOL, Mariana Riscali, e do militante da juventude, Victor Luccas, que vieram de São Paulo para acompanhar o processo.
Mariana Riscali diz que Geneci é uma grande liderança com experiência em gestão partidária pois esteve à frente da Tesouraria Estadual do Partido, agora está preparado para renovar a direção e assumir a Presidência do PSOL Rondônia junto com um forte grupo de novos e antigos filiados e ativistas do partido que pretendem expandir a influência do PSOL no estado.
Ainda nessa semana, acontecerão as Plenárias em Cacoal e Rolim de Moura, nesta terça-feira (22), às 19h e quarta-feira (23), às 19h, respectivamente.
“Um processo muito relevante para a reorganização e fortalecimento da militância política do PSOL em Rondônia”, destacou o professor Marcos Sussuarana.
Após essas etapas municipais, os delegados eleitos participarão do congresso estadual e posteriormente Rondônia terá representação no Congresso Nacional do PSOL.