Publicada em 29/08/2023 às 08h06
Por que as rosas cor-de-rosa e vermelhas não podem ser combinadas em um buquê? Quais flores devem ser escolhidas para que o buquê seja impressionante, mas não visualmente poluído?
De acordo com qual princípio os floristas escolhem as combinações de cores mais bem-sucedidas? Todas as respostas estão neste artigo. Você pode contar com esse guia ao entrega de flores rio de Janeiro e escolher apenas buquês que mostrem seu gosto impecável.
Aprenda o círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta simples e versátil usada por todos os artistas e designers. Em seu centro estão três cores primárias - vermelho, amarelo e azul - e três cores complementares - laranja, verde e roxo.
Todas as seis cores são muito fortes e vibrantes, portanto, é aconselhável usar no máximo duas das seis cores em um único buquê e escolher cores contrastantes.
Combinações de cores básicas perfeitas:
• Vermelho + verde
• Amarelo + violeta
• Azul + laranja.
Outras combinações de cores básicas aceitáveis:
• Amarelo + laranja
• Vermelho + violeta
• Verde + amarelo
• Verde + violeta
Quais cores complementares posso usar?
Primeiro, os tons das duas cores primárias de sua escolha.
Por exemplo:
• Amarelo + amarelo pálido + amarelo grama + roxo
Ou:
• Roxo + rosa + fúcsia
Ou:
• Laranja + amarelo + amarelo areia + azul
Métodos de seleção de flores para seus arranjos
Ok, já determinamos os tons das cores, mas não apenas a cor desempenha um papel importante em um buquê: a forma e a aparência da flor também são fundamentais. Há vários métodos em que todos saem ganhando para criar um buquê brilhante e bonito o suficiente, mas conciso e não excessivo.
Um buquê monoespecífico | Mas o que é um buquê monoespecífico? Um buquê monoespecífico é um tipo de buquê que usa somente uma variedade de flor e muitos tons diferentes.
Exemplo: um arranjo exuberante de tulipas da mesma espécie, mas de 3 a 5 tons diferentes.
Um buquê monocromático | Buquê monocromático é um tipo de buquê que usa mais de uma flor do mesmo tom (ou muito semelhante).
Um exemplo: um buquê com gérbera pêssego, rosas do arbusto da mesma cor, lisianthus, Gypsophila branca ou rosa.
Um buquê contrastante | São usados dois tipos de flores de tons contrastantes, mas de forma semelhante e harmoniosa.
Exemplo: íris azul e orquídeas rosa.
Use a roda de cores para seus arranjos de flores
Se não tiver certeza de que o buquê que escolheu é sóbrio e elegante o suficiente, você sempre pode verificar usando a roda de cores.
Aqui está um exemplo de lista de verificação para um buquê equilibrado:
Um buquê usa no máximo 3 cores, das quais não mais do que 2 são básicas. Se mais de três tipos de flores forem usados em um buquê, todos eles devem ter tons muito próximos uns dos outros.
Os tons relacionados a uma das cores principais são usados como extras. Uma composição floral tem um centro de cor claro, um único ponto brilhante que se destaca. O buquê como um todo é harmonioso, nenhuma forma ou cor briga com a outra.
Perguntas e respostas
Como se escolhe a cor do buquê?
Cada buquê tem uma cor principal e duas cores complementares. Como regra geral, a cor principal é a mais brilhante e as cores complementares realçam sua beleza. A proporção entre as três cores primárias é de 3:5:8, de acordo com a proporção áurea.
Como as cores são organizadas nas flores?
O centro expressivo do buquê pode não coincidir com o centro geométrico, mas é sempre a parte mais brilhante e expressiva da composição. As cores complementares são organizadas para chamar a atenção para o centro.
Quais são as três melhores cores para usar juntas?
Há muitas combinações desse tipo. Amarelo, laranja e roxo são boas para um buquê de verão brilhante e energético. Para um buquê delicado e romântico: branco, roxo e rosa. Extravagante e ousado: bordô, roxo e azul.
Quais são as duas cores que ficam bem juntas?
Para combinar um buquê, observe a roda de cores e escolha quaisquer duas das seis cores contrastantes. Tons de cinza, marrom, branco e creme também combinam com a maioria das cores.