Publicada em 17/08/2023 às 09h32
Com informações do G1
Porto Velho, RO – O índice nacional de homicídios, elaborado pelo G1, da Rede Globo, com base em dados oficiais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, revela uma tendência contínua de queda no número geral de assassinatos em 2023 no país. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 19,7 mil assassinatos, representando uma diminuição de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
No cenário estadual, destaca-se o estado de Roraima, que lidera a redução com um impressionante declínio de 22,5% nos casos de homicídio.
Em contrapartida, dez estados apresentaram aumentos nas mortes violentas: Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. O Amapá se destaca nesse aspecto, apresentando um aumento de 65,1% nos casos de homicídio.
Notavelmente, os estados com as maiores quedas historicamente possuem altas taxas de homicídio. Entre eles, Roraima com uma redução de 22,5%, Paraíba com uma diminuição de 22,4%, Sergipe com uma queda de 19,01% e Rondônia com um declínio de 19,1%. É importante ressaltar que todos esses estados estão localizados nas regiões Norte e Nordeste do país, áreas que historicamente apresentam taxas elevadas de homicídio e que têm recebido investimentos e atenção para o desenvolvimento de políticas públicas que combinam prevenção e repressão qualificada, conforme apontado pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).