Publicada em 05/08/2023 às 09h50
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma formação, na quinta-feira (3), com cuidadores educacionais, instrutores surdos de Libras, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores de Libras, no auditório da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), no 1º distrito.
O evento contou com a participação de mães atípicas e estudantes com deficiência, que compartilharam experiências no ambiente escolar. Nele, foi ministrada palestra pela psicóloga, Josilaine Cristina, que abordou “A importância da ética e saúde emocional do Cuidador Educacional”.
Durante a palestra, foram tratados assuntos importantes para garantir aos estudantes com deficiência bem-estar e segurança durante o período em que estiverem na escola, para orientar ainda mais os profissionais responsáveis e assim gerar inclusão.
Ao todo, 134 pessoas participaram do momento. Sendo 97 cuidadores e 37 professores de Atendimento Educacional Especializado. A programação faz parte da Semana da Educação que está sendo realizada na Rede Municipal de Ensino (RME), que, neste ano, tem a temática “Aprendendo Juntos: uma abordagem inclusiva”.
“O objetivo da formação foi para potencializar os conhecimentos e as relações interpessoais dos cuidadores, visando ações assertivas para o semestre [segundo] que vai se iniciar”, afirmou a gerente de Educação Especial da Semed, Andréia Basílio.