Publicada em 28/08/2023 às 15h03
A Prefeitura de Vilhena adquiriu recentemente novos materiais que contribuirão com as ações do programa "Saúde para Todos". O programa tem viabilizado a execução de mais de 200 procedimentos cirúrgicos, em consonância com o projeto "Compartilhando Saúde" do Governo do Estado. Os instrumentos têm como finalidade atender às demandas para a realização de procedimentos no Centro Cirúrgico do Hospital Regional.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, as especificações e as quantidades selecionadas foram definidas por profissionais médicos e enfermeiros, considerando a real necessidade do setor, uma vez que há um tempo considerável desde a última aquisição desse tipo de material.
Com recursos provenientes do Ministério da Saúde (MS), mais de 263 tipos de itens foram obtidos, totalizando um investimento de R$ 997 mil. A lista de equipamentos inclui itens como afastadores cirúrgicos, amniótomos, bandejas de aço, cabos de bisturi, caixas de esterilização, cânulas instrumentais, descoladores de periósteo, curetas, dilatadores, espátulas, espéculos, pinças anatômicas, entre outros.
SAÚDE PARA TODOS
O programa "Saúde Para Todos" foi lançado por meio da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Santa Casa de Chavantes com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico e aos procedimentos, tendo em vista a crescente fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. Sua abrangência inclui cirurgias nas áreas de urologia, neurologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, obstetrícia e oftalmologia.
As ações desse programa tiveram início no último sábado, dia 19, com os atendimentos oftalmológicos. Até o dia 28 de agosto, uma estimativa de mais de 600 procedimentos será concretizada, sendo 400 cirurgias de catarata e 200 de pterígio.
Além disso, a partir do dia 27 de agosto, ocorrerá uma intensificação dos procedimentos cirúrgicos nas áreas de ginecologia, ortopedia e cirurgia geral, visando um total de mais de 800 procedimentos por mês.
Já entre os dias 17 e 23 de setembro, uma média de 100 exames de endoscopia será realizada diariamente, totalizando uma frequência semanal de 700 procedimentos.
Por fim, de 17 de setembro a 9 de outubro, serão disponibilizados diariamente 120 exames de ultrassonografia, com uma previsão de realização de 2.400 exames ao longo desse período.