Publicada em 21/09/2023 às 14h26
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, disse que caso o Irã avance em seu programa nuclear seu reino também buscará uma arma de destruição em massa.
“Se eles [Irã] conseguirem uma, nós também temos que conseguir uma”, disse MBS durante entrevista à Fox News nessa quarta-feira (20/9). Segundo o príncipe herdeiro do reino saudita, a atitude teria como objetivo “equilibrar o poder no Oriente Médio”.
Apesar da declaração, o príncipe herdeiro do reino saudita alertou sobre a criação de novos arsenais nucleares, e disse que a Arábia Saudita está preocupada “com a possibilidade de qualquer país obter uma arma nuclear” quando foi questionado sobre a situação do Irã.
“O mundo não pode ver outra Hiroshima. Se o mundo vê 100 mil pessoas mortas, isso significa que você está em guerra com o resto do mundo”, acrescentou.
A fala de Mohammed bin Salman sobre o programa nuclear iraniano relembra uma rivalidade histórica no Oriente Médio entre Riad e Teerã. Apesar de terem reatado relações recentemente após 7 anos, com a mediação da China, rusgas ainda são visíveis entre os dois governos.
Crítica do Irã à aproximação de Arábia Saudita e Israel
Durante coletiva de imprensa na Assembleia Geral da ONU, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, criticou a recente aproximação entre Arábia Saudita e Israel e chamou a atitude de “uma punhalada nas costas do povo palestino”.
Uma possível normalização de laços entre Tel Aviv e Riad, sob esforços de Washington, foi confirmada pelo príncipe herdeiro na mesma entrevista em que falou sobre armas nucleares. “Todos os dias nos aproximamos”, disse Mohammed bin Salman quando questionado sobre as negociações com o governo de Benjamin Netanyahu.