Publicada em 21/09/2023 às 15h49
Mais uma turma do Centro de Convivência do Idoso (CCI) foram certificados no curso de manipulação de Smartphones, na quarta-feira (21), no Centro Educativo Dom Bosco (2º distrito). A capacitação é da parceria firmada com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Ministério Público de Rondônia – Curadoria do Idoso (MPRO) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
O curso, com duração de três meses, atende um dos critérios instituídos na IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Ji-Paraná (CMPI), em maio de 2019. Neste evento foi abordado a importância da inclusão digital na terceira idade, já que muitos idosos têm dificuldade de adaptação aos meios tecnológicos.
Para a coordenadora do CCI, Paula Gerlinski, foi um momento especial que capacitou os idosos, em que eles se sentem incluídos nessa era digital e os mantém próximos de familiares e de atividades simples realizadas pelo telefone. Ela agradeceu imensamente a parceria com o Centro Educativo Dom Bosco em ceder o espaço durante a reforma do CCI.
O MPRO acompanha a capacitação dos idosos desde 2022, e está atuando no apoio ao treinamento do curso de mídias sociais pelas dificuldades que eles encontram em acessar diversas informações por aplicativos. De acordo com a coordenadora do CCI, o curso é contínuo e vai atender outra turma de idosos cadastrados no Centro de Convivência.