Publicada em 15/09/2023 às 10h38
A Spikevax XBB.1.5 foi desenvolvida em resposta às novas variantes da covid-19 e será utilizada na próxima campanha de vacinação contra a covid-19 no outono-inverno, que está prestes a iniciar nos Estados-membros.
Essa autorização de comercialização foi concedida por meio de um procedimento acelerado, após a Agência Europeia de Medicamentos ter emitido uma avaliação positiva.
Em Portugal, o processo de vacinação terá início em 29 de setembro e ocorrerá tanto nas farmácias comunitárias, para pessoas com 60 anos ou mais, quanto nos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para pessoas com menos de 60 anos e portadoras de doenças de risco.
Em 7 de setembro, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) alertou para o recente aumento na transmissão do vírus da covid-19 na União Europeia e no Espaço Econômico Europeu (UE/EEE).
A agência europeia informou que "nas últimas semanas, os indicadores de transmissão do SARS-CoV-2 aumentaram em relação aos níveis anteriormente muito baixos na UE/EEE", conforme comunicado.
A covid-19 é uma doença respiratória pandêmica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus detectado no final de 2019 na China e que apresentou várias variantes e subvariantes, algumas das quais mais contagiosas do que outras.