Publicada em 23/09/2023 às 08h21
O deputado Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) encaminhou solicitação à prefeitura de Ariquemes, em especial à Secretaria Municipal de Saúde, pedindo informações sobre o depósito de insumos destinados a tratamento de pacientes renais, em um local impróprio para armazenamento, que é o antigo Hospital da Criança de Ariquemes, que está praticamente abandonado. O local tem servido de abrigo para pessoas em situação de rua e também é frequentado por usuários de drogas, que teriam acesso fácil aos produtos.
Camargo quer saber o que os produtos de uso médico-hospitalar estavam fazendo no local e quanto tempo estão depositados naquela situação. Camargo também quer saber quem é o responsável pelo depósito, se há algum tipo de autorização legal para esse tipo de armazenamento e quais as condições do material encontrado. “Recebi inúmeras mensagens e vídeos denunciando um caso gravíssimo de suposto desperdício de dinheiro público destinado à saúde. Pelas imagens recebidas os fatos realmente são muito graves porque insumos para tratamento médico estão abandonados no antigo local onde funcionava o Hospital da Criança em Ariquemes e que hoje encontra-se abandonado e tomado por usuários de drogas. Já solicitei informações do município para esclarecer o que de fato está acontecendo na Saúde de Ariquemes, que também atende a região do vale do Jamari. Independente da minha atuação como parlamentar, encaminharei os fatos as autoridades competentes para conhecimento e providências que entenderem cabíveis”, disse o parlamentar.
O material médico-hospitalar, que a princípio pertence ao município foi encontrado abandonado pelo ex-vereador Rafael Fera em local supostamente impróprio para o armazenamento, onde qualquer cidadão poderia ter acesso, especialmente os frequentadores do local, que está abandonado pela administração municipal e sem nenhum tipo de vigilância.
Nota conjunta:
Lorena Pereira Fiorenzani
Secretária Municipal de Saúde de Ariquemes
Jefferson Ribeiro da Rocha
Secretário de Estado da Saúde de Rondônia