Publicada em 06/09/2023 às 13h42
Integrantes da Rede de Fiscalização, Combate à Corrupção e Controle Social no âmbito do Estado de Rondônia se reuniram nesta quarta-feira (6/9) para alinhar as próximas ações conjuntas que devem auxiliar na fiscalização e atuação preventiva da rede. O Ministério Público de Rondônia (MPRO) foi representado pela Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin.
Compareceram à reunião representantes do Tribunal de Contas da União (TCU-RO), do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), Controladoria-Geral da União (CGU-RO), Advocacia-Geral da União (AGU-RO), Ministério Público Federal (MPF-RO), Ministério Público do Trabalho (MPT-RO) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).
No encontro ficou alinhada a realização de um evento alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, em dezembro deste ano.
Segundo a Promotora de Justiça Tâmera Padoin, a rede se faz necessária, pois os órgãos de controle não podem atuar de forma isolada. Para que se tenha efetividade na atuação, é importante agir em conjunto, cada um dentro de sua área de atribuição específica.
“O controle da corrupção não envolve só o sentido macro, no que se refere aos grandes desvios, mas envolve uma atuação preventiva contra a “pequena corrupção”, os “pequenos desvios”. Eles também devem ser combatidos em busca de probidade, eficiência, em busca de moralidade administrativa”, comentou a Promotora de Justiça.
A rede foi criada em 2018 e atualmente está em fase de renovação do acordo de cooperação.