Publicada em 07/09/2023 às 10h00
Os jogos entre atléticas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) estão de volta depois de quatro anos. O 6º InterUNIR é uma competição que envolve estudantes de todos os cursos da UNIR e começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 6 de setembro.
No total oito atléticas estão envolvidas com o InterUNIR, que é realizado pela Liga das Atléticas da Federal (Lafe), com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea). “A retomada do InterUNIR é motivo de alegria, pois significa uma vitória tanto para quem está competindo, como para toda a nossa comunidade universitária. Já vencemos a pandemia e agora todos são vencedores”, destacou a pró-reitora Marília Pimentel, da Procea.
A abertura oficial do 6º InterUNIR acontece no Ginásio Cláudio Coutinho a partir das 17h desta quarta-feira, dia 06, com a presença de todas as oito atléticas participantes: Atlética Atlas (Arqueologia, Biblioteconomia e Geografia), Demolidora (Engenharia Civil e Engenharia Elétrica), Enfurecida (Enfermagem); Esmagadora (Educação Física), Lendária (História), Macabra (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Jornalismo), Neurótica (Psicologia), e Predadora (Medicina). No total são disputadas oito modalidades no InterUNIR: tênis de mesa, truco, sinuca, xadrez, voleibol, futsal, basquete e handebol, tanto masculino como feminino. O vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro, destacou a “importância dos jogos para integração entre os cursos e estudantes da Universidade, pois se trata de mais um aspecto da vivência na Universidade, um gerador de experiência e espaços de convivência tão necessários”.
Competições – O 6º InterUNIR já teve as suas primeiras competições acontecendo nos dias 02 e 03 de setembro, quando foram realizadas as modalidades individuais – tênis de mesa, truco, sinuca e xadrez – no Ferroviário Atlético Clube, e no iceberg Pub (sinuca). Nestas modalidades o destaque foi das atléticas Demolidora e Esmagadora, que venceram, cada uma, duas das sete categorias disputadas. Já entre os dias 7 e 10 de setembro acontecem os jogos das modalidades coletivas (handebol, basquete, futsal e voleibol), nas quadras do Ginásio Cláudio Coutinho, e das escolas Major Guapindaia e Carmela Dutra. O coordenador de esporte e lazer da Procea, professor Daniel Dalani afirmou que "o empenho das direções das atléticas e da Lafe tem sido fundamental para os jogos”.