Publicada em 23/09/2023 às 10h06
O Ministério Público de Rondônia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Buritis, realizou uma reunião na última quarta-feira (20/9), para discutir os preparativos finais do Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar, em Campo Novo de Rondônia. O encontro foi conduzido pelo Promotor de Justiça Adalberto Mendes de Oliveira Neto.
O MPRO atua como órgão fiscalizador e de apoio ao processo eleitoral, que está agendado para acontecer no dia 1º de outubro, e ocorre de forma semelhante às eleições convencionais, possibilitando que todo cidadão com título de eleitor possa exercer seu direito ao voto.
Durante o encontro foram apresentados aos candidatos o papel dos Conselheiros Tutelares, as vedações ao dia da eleição, e ainda, sanadas todas as dúvidas e divergências dos candidatos em relação ao processo eleitoral unificado.
Na oportunidade também foi discutido o papel do MP durante as eleições, bem como a fiscalização dos cadernos de votações, sistema de fiscalização das urnas, transporte, votação e apuração dos votos.
Participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Novo de Rondônia, Marinho Felício de Oliveira, a chefe de Cartório Eleitoral de Buritis, Aldaleia Soares Maia, e os candidatos a Conselheiro Tutelar Alan Patrick de Laia Ferreira, Analice Cabral Coelho Marçal, Angela Rodrigues de Oliveira, Eliane Sena de Souza Santos, Flaviane Puebla da Silva, Israel de Alcantara, Priscila de Melo D’Avila, Thais Sousa Oliveira e Welliton Ferreira Almeida.