Publicada em 27/09/2023 às 14h47
Uma multidão se formou na cidade de Qaraqosh, no Iraque, nesta quarta-feira (27) para velar pelas vítimas de um incêndio que ocorreu em uma festa de casamento na região.
Uma fila de caminhões levou os corpos para os enterros.
A maioria dos moradores de Qaraqosh é de cristãos, então houve uma cerimônia em uma igreja. Também há muitos iraquianos de uma minoria chamada Yazidi no local.
A região foi tomada pelo Estado Islâmico em 2014. Na ocasião, uma parte grande da população fugiu. Eles começaram a voltar a partir de 2017, quando o Estado Islâmico foi retirado da cidade.
Existem cerca de 300 mil iraquianos cristãos. Muitos outros, cerca de 1,2 milhão, deixaram o país depois de 2003, quando os Estados Unidos invadiram o país.
O incêndio
O incêndio na festa de casamento deixou 113 pessoas mortas e mais de 150 feridas, segundo a agência estatal de notícias. O incidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (26).
As causas do incêndio estão sendo investigadas. De acordo com as primeiras informações, o fogo começou porque as pessoas usaram fogos de artifício em um ambiente fechado. O prédio onde a festa acontecia era de material muito inflamável.
Nínive, a província onde ocorreu o incidente, faz fronteira com a Síria e é próxima da Turquia.