Publicada em 27/09/2023 às 14h01
Aborto – Pronunciamento dos mais emotivos e pertinente do deputado estadual Ismael Crispin (Sem Partido-São Miguel do Guaporé), na sessão ordinária de terça-feira (26) abordando um tema em evidência, da ADPF 442, que é sobre o aborto, um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais. Crispin citou o “triste voto” da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, para ele, “uma vergonha para o povo brasileiro”. Adiantou que o STF é composto de 11 ministros e têm enorme responsabilidade e influência na defesa de os direitos fundamentais dos brasileiros. Alertando que a vida deve ser preservada, Crispin fez um comparativo da punição para quem destrói ninhos de passarinhos e tartarugas.
Aborto II – O parlamentar disse que “o ser humano, até a sua 12ª geração, está tendo para o STF menos valor do que o ninho de passarinho, menos valor do que o ninho de tartaruga, e isso eu não estou tirando da minha cabeça não, é o que está na lei 9.605, que diz, olha, se você danificar, se você for pego transportando, danificar o ninho, ou for pego transportando o ovo de qualquer espécie, vejam senhores, é pena de detenção, é para prisão, então quer dizer, se eu desmonto o ninho de uma ave, eu posso ser preso, mas se eu mato um ser humano, já com um terço da sua vida, antes de vir o mundo, por ser uterino, eu vou descriminalizar, está tranquilo?”, indagou. Aborto legalizado significa a estupidez explícita de quem não deveria ter nascido. É o fim da rosca...
Ariquemes – A Secretaria da Fazenda de Ariquemes lançou o Programa de Recuperação de Crédito PRC-Refis 2023 visando facilitar ao contribuinte-devedor condições de regularizar a situação junto à prefeitura. O programa oferece anistia para regularização dos débitos com prazo de conclusão em 29 de dezembro. A parceria prevê pagamento da primeira parcela até o 5º dia útil à adesão, para débitos gerados até 31/12/22. O acordo oferece descontos de 100% de juros e multas para pagamentos à vista para dívidas de até 10 UFAR´S (782,10), o parcelamento é de até dez vezes. Para os demais débitos, que não atinjam o valor, a lei prevê anistia de 100% de juros e multas e para os demais débitos 80% em duas parcelas. Para quatro pagamentos o desconto é de 60%.
Aviação – Rondônia continua prejudicada com cortes em voos pelas empresas Azul, Gol e Latam, que operam comercialmente no Estado desde o último mês de julho. As alegações das companhias, a Azul, por exemplo, são o excesso de processos e que, em 18 meses foram 15 mil ações. Segundo a empresa, o custo operacional na região aumentou muito devido aos processos judiciais. É importante destacar que praticamente todos os voos no Estado sempre estiveram lotados, ou chegando ou partindo. O que intriga é que, se o volume de ações judiciais são muitas certamente a falha é das empresas, que não estão cumprindo com suas atribuições junto aos passageiros. Se o passageiro entrou com ação e ganhou na justiça é porque estava com razão. Ou será que a Azul estaria colocando em xeque a decisão da Justiça? É o fim da rosca...
Aviação II – Várias mobilizações estão em andamento, inclusive uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), na Câmara de Vereadores de Porto Velho, mas que caminha em ritmo de tartaruga. A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) cobrou providências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a falta de uma resposta concreta das empresas na reunião da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados na quarta-feira (26). A Azul reduziu de seis para quatro voos semanais na ligação com Cuiabá. Em Cacoal também de seis para quatro e em Vilhena de cinco para quatro voos. "Isso é uma injustiça e não podemos mais aceitar, é preciso fazer algo. As empresas aéreas são privadas, mas desfrutam de incentivo público. Nós não temos voos, não temos assentos suficientes para atender a demanda e somos penalizados", disse a deputada.
Respigo
O astro Sol presente na maior parte do ano nos céus de Rondônia, nos últimos dias está de “rachar taquara”. Hoje (27), por volta das 13h os termómetros registravam 37 graus e 43 de sensação térmica +++ O Corinthians “enroscou” na noite de ontem (26) no seu estádio (mais de 42 mil pessoas) Neo Química Arena em São Paulo pela semifinal da Copa Sul-Americana em1x1. O próximo jogo será na terça-feira (3) em Fortaleza no Arena Castelão que certamente estará superlotado +++ A vitória garante a classificação. Empate leva à cobrança de pênaltis +++ Hoje (27), às 20h30 teremos Fluminense e Internacional pela semifinal da Libertadores com previsão de Maracanã lotado. O jogo de volta será no Beira-Rio na quarta-feira (3).