Publicada em 21/09/2023 às 16h14
Rolim de Moura está recebendo obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Estão sendo implantados redes coletoras de esgoto em vias do Bairro Planalto. Com o serviço, aproximadamente 1.200 pessoas terão disponibilidade do serviço.
As obras fazem parte do plano de expansão do saneamento no município. Estão no cronograma as vias: Capibaribe, Travessa da Consolação, Tocantins, Salvador, Jamari, Avenidas Teresina, Porto Alegre, Niterói e Rua Rio Madeira
Além do Bairro Planalto, nesse ano de 2023, já receberam obras de esgotamento sanitário os bairros Olímpico e Nova Morada. Nesses dois últimos, os moradores já podem realizar interligação das casas à rede de esgoto.
“Hoje, nós estamos tendo a satisfação de ter essa obra da rede de esgoto no nosso bairro, que vai acabar com os problemas das fossas, que causam mal cheiro e sempre transbordam no período chuvoso”, disse Jucinei Abraão, morador do Bairro Nova Morada há 18 anos.
Desde que iniciou a atuação no município, a Águas de Rolim de Moura vem ampliando o sistema de esgotamento sanitário. Para os próximos anos, a concessionária prevê investimentos que irão elevar a cobertura, chegando à universalização do serviço em 2033.
“Nossa meta é trazer qualidade de vida para Rolim de Moura. Estamos expandindo a estrutura para que cada família tenha sua conexão com a rede coletora. Levar este serviço é levar saúde para a população”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Ary Carlos Laydner.
Todo sistema dos bairros que recebem as obras, será interligado ao sistema existente do município, que levará todo o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica localizada na área rural do município.
Na estação, o efluente é tratado para retornar ao meio ambiente livre de impurezas, contribuindo, desta forma, com a conservação dos igarapés, rios e desenvolvimento sustentável do município.