Publicada em 14/09/2023 às 15h09
PSB – Há quem garanta que o advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, que já concorreu a governador, prefeito de Porto Velho e deputado federal estará concorrendo à sucessão municipal da capital em 2024. O jovem advogado e político não tem muito tempo para organizar o partido visando as eleições do próximo ano. O mais prudente é fortalecer o partido no interior, fechar questão com a maior liderança do PSB no Estado, que é o ex-prefeito e ex-deputado estadual Jesualdo Pires, de Ji-Paraná. Um trabalho conjunto de Vinícius e Jesualdo, fortalecendo o partido para as eleições municipais (prefeitos e vereadores) do próximo ano seria a garantia de força eleitoral suficiente para 2026. Vinícius Miguel seria o candidato à sucessão estadual e Jesualdo um nome com reais condições de ocupar uma das duas vagas, que estarão disponibilizadas ao Senado ou à Câmara Federal. Quem viver verá...
OAB – Nos dias 28 e 29 próximos ocorrerá em Porto Velho a XV Conferência Estadual de Advocacia Rondoniense (CEAR) organizada pela OAB-RO. A abertura será no Palácio das Artes e a conferência no auditório da sede da OAB, de Porto Velho. O evento terá a participação de palestrantes especializados na área jurídica com painéis dedicados sobre o uso da tecnologia no direito e aprimoramento profissional do segmento. O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira esteve na Assembleia Legislativa (Ale) convidando o presidente deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) para participar do evento. “Temos uma Justiça forte em Rondônia e um evento como este é essencial, para aprofundar a discussão sobre as ações a serem desenvolvidas em conjunto com o crescente protagonismo tecnológico em favor da advocacia moderna em prol da nossa população”, disse Marcelo Cruz.
Fórum – No período de 19 a 21 deste mês a Assembleia Legislativa (Ale) sediará o 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR), no auditório do legislativo estadual. A presidente do Parlamento Amazônico, que engloba nove Estados, Edna Auzier (PSD) presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Aleap) já confirmou presença. Ela preside a CCJR da Aleap e adiantou, que irá “reforçar o encontro em Rondônia”, que tem na pauta assuntos da maior importância criando ambiente para um amplo debate de interação, conhecimento e aperfeiçoamento, projetando um movimento contínuo “para o fortalecimento das ações desempenhadas pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação em âmbito nacional, garantindo maior qualidade técnica e transparência aos projetos apreciados em cada Parlamento”, argumentou.
Desemprego – Em 25 unidades da Federação, 27 entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano, conforme dados do IBGE em matéria do jornal paranaense “Gazeta do Povo”, a taxa de desemprego caiu. Rondônia é destaque e está entre os cinco estados brasileiros com taxas de desempregos inferiores a 5% ao final do primeiro semestre deste ano. Estão na vanguarda do segmento cinco estados brasileiros: Rondônia (2,4%), Mato Grosso (3%), Santa Catarina (3,5%), Mato Grosso do Sul (4,1%) e Paraná (4,9%). Todos com taxas de desemprego inferiores a 5% ao fim do primeiro semestre.
Desemprego II – Rondônia é o primeiro entre os cinco estados com menor taxa de desemprego, que apresentam índices bem próximos ou inferiores a países de primeiro mundo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – onde a desocupação se encontra nos menores níveis da história. Em julho, o desemprego médio nesse grupo, conhecido informalmente como o “clube dos países ricos”, era de 4,8%, pouco acima do piso de 4,7% atingido no mês anterior. Não há dúvidas que a agropecuária foi o “motor” que impulsou a economia de Rondônia com a safra de grãos superando 320 milhões de toneladas, mais de 17%, que no ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab.
Respigo
A Expojipa, exposição-feira de Ji-Paraná, aberta na quarta-feira (13) tem prosseguimento hoje. Além de rodeios, animais de alta linhagem, palestras, debates sobre o agronegócio, à noite tem show com US Agroboy +++ No retorno do Brasileirão de futebol teve dois jogos importantes com o Internacional derrotando o São Paulo na noite de quarta-feira (13). O time gaúcho virou o placar (2x1), após estar perdendo de 1x0 e encerrou um jejum de dez jogos sem vencer +++ E o Flamengo levou uma peia do Athletico Paranaense jogando em Cariacica, Espírito Santo. O time paranaense não tomou conhecimento do favoritismo do Flamengo e venceu por 3x0 +++ A defesa do Flamengo continua sendo ruim. E o purgante Gabigol foi muito bem expulso, mas já deveria ter ido pro chuveiro mais cedo em lance idêntico no primeiro tempo.