Publicada em 15/09/2023 às 09h50
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), se reuniu com representantes do Povo Indígena Arara, na segunda-feira (11), para tratar dos últimos detalhes referente a realização da Festa do Jacaré. Evento tradicional da cultura indígena vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na terra do Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná.
O secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, informou que assim que comentou com o Prefeito Joaquim Teixeira (PL) sobre a festa, ele se dispôs a dar o apoio necessário, para que o povo Arara consiga atrair público local para acompanhar a tradicional festa. Ele ressaltou que o objetivo é intensificar as ações de valorização aos povos indígenas no município.
Segundo ainda o secretário da pasta, o Prefeito solicitou apoio ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp),Enivaldo Soares, que todas as linhas de acesso a Aldeia Iterap sejam patroladas antes do dia da festa.
Festa
A Festa do Jacaré é o momento em que os guerreiros indígenas saem para capturar o animal selvagem nos rios e igarapés e voltam com ele vivo para realizar as tradicionais danças típicas e costumes, com exceção de indígenas grávidas que são proibidas de participar. Após os costumes, no 3º dia, a esposa que tenha causado no ano sacrifica o jacaré. Logo em seguida o animal é preparado para a produção de vários pratos típicos.
Há décadas, a etnia Arara manteve a cultura e os costumes longe da participação de pessoas da cidade.Será a primeira vez que a Festa do Jacaré será aberta para que os turistas possam acompanhar a comemoração.
“Desde a primeira vez que ouvi falar a respeito desta festa eu me interessei, pois vi nela um grande poder de atrair turistas para a aldeia, com a finalidade de ajudar os indígenas a preservar sua cultura e divulgar seus trabalhos manuais e vendê-los. O evento é bastante atrativo”, frisou o secretário.
No dia 28, a aldeia Iterap, na linha 74, estará recepcionando os parentes das demais aldeias do povo Arara. No dia 29, a partir das 9h, será iniciada a festa, com a busca do Jacaré e a posterior dança com o mesmo. No dia 30, será o encerramento do evento.
Segundo o líder da Aldeia Iterap, professor Edésio Karo, as pessoas da cidade estão convidadas a participarem no dia 29 e 30 onde haverá diversas barracas, servindo tanto a comida e bebidas típicas dos indígenas quanto comidas e bebidas tradicionais da cidade. Terá também venda de artesanato indígenas.