Publicada em 01/09/2023 às 17h01
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (Famejipa) realizaram, na terça-feira (29), o atendimento de 26 idosos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do bairro BNH (2° distrito).
A ação desempenhada pelos acadêmicos de medicina, faz parte das atividades práticas pela disciplina curricular “Interação em Saúde na Comunidade” da Famejipa. Durante a ação, os idosos puderam aferir a pressão arterial, teste de glicemia capilar, participaram do bate-papo, coffee-break e também foram distribuídas receitas de alimentação saudável.
De acordo com a coordenadora da NASF-BNH, Lourdes Silva, a academia de saúde promove há dez anos atividades físicas com pessoas acima de 60 anos no 2º distrito. Ela salientou que este grupo é atendido pela educadora física Caroline Corso, e faz parte frequentemente de ações com os estudantes do curso.
O professor enfermeiro Mestre da Famejipa, Ítalo Maia, afirmou que os trabalhos visam a aproximação e contato entre acadêmicos e a comunidade. Ele informou que durante todo o segundo semestre de 2023, várias outras atividades serão desenvolvidas.
Os idosos realizam as atividades nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. A NASF-BNH é um campo de estágio da Famejipa em uma parceria entre a instituição e o poder executivo.
Fotos: Maria Elis