Publicada em 26/09/2023 às 09h14
O excelente resultado do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no "Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD)", foi anunciado oficialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 20 de setembro.
O TRT-14 se destacou na primeira posição entre todos os tribunais do trabalho no ranking do iGovTIC-JUD, que mede a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos do Poder Judiciário.
Neste ano, o TRT da 14ª Região (RO/AC) obteve a 5º colocação entre todos os tribunais do país com a pontuação total de 96,39. Segundo o resultado divulgado pelo CNJ, o TRT-14 superou 90 tribunais de todo o país, incluindo tribunais federais, estaduais, do trabalho, tribunais superiores e militares, além de conselhos do segmento judiciário.
Ranking geral dos órgãos com os melhores desempenho
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ficou na primeira posição, alcançando 99,66 pontos. Na sequência o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), com 99,32 pontos, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), com 98,20 pontos. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) obteve 97,06 pontos, seguido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) com 96,39 pontos.
Para o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Robert Armando Rosa, o excelente desempenho é resultado de um projeto local para melhoria do índice do CNJ que teve início em 2021. “Não podemos deixar de agradecer a administração do TRT-14 e principalmente ao Tribunal Pleno que atendeu nosso pleito pela criação de novos cargos especializados em Tecnologia da Informação. Com o reforço da equipe de TI, foi possível melhorar os diversos processos internos que são a base para ampliar o desempenho no iGovTIC-JUD e por consequência, dos serviços que são suportados pela área de TIC do TRT14. Parabéns a toda Setic!”, enfatizou o secretário.
Sobre o iGovTIC-JUD
Criado pelo CNJ há oito anos, o iGovTIC-JUD, atualizado pela Resolução CNJ n. 370/2021, é uma avaliação anual que fornece uma visão abrangente das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Poder Judiciário. Os tribunais avaliados são classificados em quatro níveis de maturidade: "baixo", "satisfatório", "aprimorado" e "excelência". Cabe destacar que o resultado do iGovTIC-JUD é um dos critérios de pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade.