Publicada em 06/09/2023 às 09h07
CONFIRMADO 1
Confirmado para segunda quinzena de outubro 1º Desafio Combate de Xadrez, que será realizado Na Capital do Estado, estamos formatando toda a logística para a realização do Evento, local, premiação (Troféus e Dinheiro), taxas de inscrição, convites, regulamento, formulários, no mínimo dentro de quinze dias já estaremos bem avançados com a logística, aguardem.
CONFIRMADO 2
O Direção do evento 1º Desafio Combate de Xadrez, está a cargo deste colunista Prof. Jânio Silva, que já está formando toda a equipe responsável pelo planejamento, organização e realização.
O evento será aberto para todas as categorias masculino e feminino e o convite é extensivo a todos os enxadristas do estado de Rondônia, bem como da Região Norte, e do Brasil.
PARCERIA
O empresário Marcos Figueiredo, enxadrista, entusiasta e amante da ciência do xadrez, colocou sua empresa Combate Clim, como patrocinadora do evento, pois acredita que o xadrez é um agente de transformação social, educacional, e a exemplo de países de primeiro mundo e capitais brasileiras, já vem sendo uma realidade em pleno desenvolvimento na sociedade
SALA DE XADREZ
Esta semana estive com o Diretor Márcio Sena, diretor de Marketing e Comunicação do Colégio Sapiens, acompanhado do Jornalista Gomes Oliveira Editor chefe da Folha Rondoniense, onde fomos tratar sobre a possiblidade de arranjar um espaço para nossa Sala de Xadrez, as conversas foram bastantes positivas, e o conselho diretor da Rede de Ensino já está analisando a proposta oficial.
NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Semana passada, estive com o assessor da presidência da Aler.RO, o enxadrista Leonardo, na oportunidade tratamos sobre a realização do primeiro torneio do servidor público promovido pelas ALER para o ano de 2024, e viabilização de atender os pleitos referente ao desenvolvimento do Xadrez Rondoniense
O Turco: a máquina que derrotou Napoleão no xadrez
Xadrez é um jogo intrigante e hoje já não é mais necessário ter outra pessoa para jogar com você, basta apenas ter uma máquina como um computador, um celular ou um videogame. Tais máquinas podem vencer até mesmo um campeão mundial com certa facilidade e não é raro a gente ouvir falar de campeonatos pelo mundo todo em que se disputam contra elas. Entretanto, essa podia ser uma realidade bem diferente há 2 séculos atrás, quando computadores nem sequer sonhavam em existir, não é mesmo? Se você pensa assim, saiba que está terrivelmente enganado. Havia uma máquina especial que jogava com tanta maestria que se tornou uma lenda!
Inventada por Wolfgang von Kempelen, a máquina apelidada de “O turco” era composta de um gabinete com gavetas para guardar as peças e um manequim vestido como eles achavam que um turco se vestia na época. À frente do manequim se dispunha um tabuleiro de xadrez. Um braço móvel tinha uma mão na ponta que conseguia agarrar as peças com precisão e movê-las sem nenhum problema para qualquer parte do tabuleiro.
Os olhos eram móveis e pareciam observar o tabuleiro e as jogadas dos oponentes, a cabeça podia balançar também. O Turco sempre fazia o primeiro movimento e sempre utilizava as peças brancas. Há quem diga que ele podia até mesmo conversar com os oponentes com um tabuleiro de letras de até 3 línguas: inglês, francês e alemão.
Em 1770, Kempelen chegou na corte da rainha Maria Teresa da Áustria e afirmou que sua máquina podia jogar xadrez com qualquer um. Ele abriu o gabinete e mostrou que dentro só havia engrenagens, correias e que parecia mais um relógio do que qualquer outra coisa. No entanto, sua intenção era mostrar que não havia ninguém lá dentro, nem um anão que pudesse acionar os mecanismos e jogar. Então ele pediu que a pessoa mais intelectual da corte viesse à frente. Um nobre rapaz, o Conde Ludwig von Cobenzl, se apresentou e então começou a disputar a partida com o turco. Algumas jogadas depois e o Turco o derrotou com certa facilidade para o espanto de todos. Como era possível? Não só o Conde foi derrotado, como outros oponentes também em uma média de 30 minutos de jogo
Kempelen então começou a fazer demonstrações por toda a Europa de sua engenhosa máquina. Às vezes ele era até mesmo pressionado a exibi-la contra a sua vontade. Intrigadas com o funcionamento da fantástica máquina, as pessoas traziam ímãs para ver se ela funcionava com pesos ou magnetismo, mas nunca descobriram algo do tipo. Também não eram raras as vezes em que o gabinete era investigado para tentar descobrir se havia algum operador e mais uma vez nunca encontravam nada. Farto dos assédios, Kempelen chegou a desmontar a máquina uma vez no intuito de acabar com a fama, mas não adiantou. O próprio rei havia ordenado que fosse montada novamente e que fizesse um tour pelo continente.
Ouvindo falar da máquina, Napoleão Bonaparte decidiu desafiar o Turco. O resultado não foi diferente: o Turco havia derrotado Napoleão com tanta facilidade quanto havia derrotado os outros oponentes anteriores. Disposto a uma revanche, desta vez Napoleão fez um movimento que favorecia a máquina. De repente o braço móvel esticou e se lançou sobre o tabuleiro, derrubando todas as peças. Tal movimento agressivo surpreendeu a todos na corte, incluindo o imperador francês.
JÁ TEM ENXADRISTA LIGANDO
Após a divulgação do 1º Desafio Combate de Xadrez, já recebemos em nosso Whats várias adesões de enxadrista do estado e região parabenizando pela iniciativa e buscando maiores informações a respeito do evento, inclusive tem 3 campeões estaduais, já confirmados.
FACA UM LANCE INTELIGENTE
Faça um movimento inteligente e venha divulgar sua marca (Empresa e Negócios) na coluna Folha Xadrez, entre em contato com a Coluna Folha Xadrez, através do Whats . 69.99368.7597