Publicada em 06/09/2023 às 16h23
A data de submissão de trabalhos iniciou na segunda-feira (4) e segue aberta até 30/10/2023. O site de submissão é o https://www.even3.com.br/congressoamazonicoead2023.
Segundo os organizadores, ao debater o tema a Inteligência Artificial na Amazônia, observa-se como se está transformando a maneira de aprendizagem e a forma de ensino, e isso não é diferente nas comunidades beradeiras da Amazônia. Sendo o Congresso uma oportunidade para discutir como a IA pode ser usada para preservar culturas, promover a educação e enfrentar desafios únicos da região.
O convite é para que os interessados no tema possam compartilhar pesquisas e experiências com especialistas e entusiastas da educação a distância. Entre os tópicos de interesse estão ensino e práticas em EaD; tecnologia, política, sociedade e cultura; gestão, produção e linguagens; metodologias, formação, currículo e avaliação; preservação e valorização do conhecimento beradeiro; desafios éticos e culturais da IA; inovação e desenvolvimento sustentável; e integração da IA nos saberes beradeiros.
“É com grande entusiasmo que hoje nos reunimos para destacar a importância do VI Congresso Amazônico de Educação a Distância, que está marcado para ocorrer entre os dias 14 e 17 de novembro de 2023. Este evento representa um marco significativo em nossa jornada rumo à excelência na educação a distância, e o tema escolhido para este ano é particularmente relevante e desafiador”, ressalta o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Saulo Souza de Macedo.
Para o Professor Saulo, a Educação a Distância tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à educação, permitindo que pessoas de diferentes regiões, especialmente na Amazônia, tenham a oportunidade de buscar conhecimento e aprimorar suas habilidades. “No entanto, enfrentamos um conjunto único de desafios nesta era digital, e é aqui que a Inteligência Artificial entra em cena como um aliado valioso. A Inteligência Artificial está transformando a forma como concebemos o ensino e a aprendizagem. Ela nos proporciona a capacidade de personalizar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, identificar áreas de melhoria, automatizar tarefas administrativas e muito mais. Mas, ao mesmo tempo, surgem questões éticas, de privacidade e de equidade que precisam ser cuidadosamente abordadas”, diz.
Ele convida para que a comunidade acadêmica submeta trabalho no Congresso, visando a contribuir com a educação desenvolvida na região. “Neste congresso, teremos a oportunidade única de explorar esses desafios e oportunidades, compartilhando conhecimentos, melhores práticas e pesquisas sobre o tema. Teremos palestrantes renomados, painéis de discussão envolventes e a chance de colaborar com colegas que compartilham nosso compromisso com a Educação a Distância. Portanto, convidamos todos os membros da comunidade acadêmica, pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais interessados a se juntarem a nós neste evento inspirador e necessário. Vamos juntos explorar o futuro da Educação a Distância no contexto da Inteligência Artificial e, assim, moldar uma educação mais acessível, inclusiva e eficaz para todos. Esperamos ansiosos por sua participação!”.