Publicada em 18/10/2023 às 08h00
Uma recente pesquisa realizada pelo instituto Fala Brasileiro, da Record Tv, revela que a maior preocupação da população é com relação à segurança. E atento a esse anseio, o governo do estado de Rondônia vem desenvolvendo ações para garantir que a sociedade rondoniense cada vez mais se sinta segura, e para isso tem investido na aquisição de equipamentos, tecnologias avançadas, armamentos e infraestrutura, melhorando assim a eficácia da atuação das forças policiais, como também na prevenção e repressão a todo tipo de crimes.
INVESTIMENTOS
A aquisição de equipamentos de alta tecnologia, torna o trabalho da polícia mais responsivo e célere. O sistema interativo de Segurança-Toten, o cerceamento eletrônico, a evolução do sistema de comunicação através do 190, que agora pode ser acionado por meio das redes sociais, usando a internet. O Programa de Segurança Rural que já está em plena atividade no estado e muitas outras ações do governo, estão visivelmente apresentando resultados.
Além dos investimentos, o governo tem buscado melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança, o que é fundamental para mantê-los motivados e comprometidos com suas funções, proporcionado treinamentos , capacitações e valorização desse profissional.
A presença policial foi reforçada em áreas estratégicas e diminuiu o tempo de resposta à emergências. Várias operações de combate a crimes, através do Programa Cidade Segura estão em andamento, e como resultado, Rondônia tem se destacado em cenário nacional com a diminuição de crimes.
Rivana Rodrigues, moradora do bairro Socialista, diz que se sente mais segura com a instalação dos Totens e com a presença massiva da polícia na comunidade. “ Nós aqui do bairro estamos nos sentindo mais seguros, as pessoas estão ate voltando a frequentar nossa praça, foi muito importante trazer essa tecnologia aqui para o bairro Socialista”, falou.
A zona Rural também está recebendo atenção especial. Rondônia possui aproximadamente 155 mil propriedades rurais e quase 14 mil km de linhas, estradas e rodovias, também possui 1.342 km de fronteira com a Bolívia.
Nos onze(11) Batalhões de Polícia Militar no Estado, tem patrulha rural, com ações direcionadas e previamente estabelecidas, visando coibir ações de invasões ilegais de terras, roubos, furtos e demais ações criminosas que afetam o homem do campo.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, ressalta que a segurança pública é uma das grandes prioridades do Governo do Estado. “ O Governador Marcos Rocha tem investido na valorização dos servidores e na aquisição de equipamentos e tecnologias, refletindo diretamente na sociedade, esse é o compromisso do governo, levar segurança a população” afirmou.
Investir na segurança pública significa melhorar a qualidade de vida da sociedade. Essa iniciativa acompanhada da gestão eficaz e transparente garante a segurança da comunidade rondoniense.