Publicada em 11/10/2023 às 14h02
Aeroporto – Além do Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia-Euro, de Ariquemes, “obra” que está com a Pedra Fundamental “sepultada” desde o governo Confúcio Moura (MDB), hoje senador, o novo aeroporto de Ariquemes sempre esteve entre as prioridades da Região do Vale do Jamari. Esta semana o deputado federal Thiago Flores (MDB), que já foi prefeito do município, publicou nas redes sociais e em órgãos de comunicação, que o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho anunciou o projeto arquitetônico da obra em fase de conclusão com pista de 1.500 metros e terminal de passageiros. O projeto está em fase de conclusão pela Infraero em parceria com a Secretaria de Aviação Civil (SAC). É um passo importante para a região, resta saber quando o projeto estará pronto e o período de execução da obra.
Garimpo – O garimpo no rio Madeira é ilegal, proibido. Não que não tenha mais ouro, muito pelo contrário. Quem participou da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, ambas no Madeira, em Porto Velho, sabe a quantidade de ouro que “criaram asas” de forma clandestina e enriqueceu muita gente da noite para o dia. Ao Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas, câmaras de vereadores, governadores, prefeitos, para que se criem leis abrangentes, ou regionais, para que objetos aprendidos no garimpo ilegal, atividade praticada de forma ostensiva e sem a devida fiscalização e ação efetiva sejam doados à União, Estados, municípios, entidades beneficentes. Certamente o trabalho de fiscalização, autuação e apreensão seria muito mais eficiente e proativo para a comunidade.
Poluição – Um dos problemas do garimpo, ilegal ou não é a poluição de rios e mananciais. Há dias balsas foram explodidas em Rondônia, no rio Madeira, após apreensão pela Polícia Federal e Ibama, além de prisões de pessoas, que estão trabalhando e nem sabem do crime que estão praticando. São famílias simples, humildades, que não conhecem absolutamente nada de leis. Os “figurões”, que são os donos e financiam as atividades ilegais (garimpo, droga, contrabando, etc.) estão livres, soltos e tendo uma vida nababesca. As balsas e dragas poderiam ser doadas e não explodidas numa ação violenta e agressiva à natureza com a poluição dos rios, no caso, o Madeira. Por que não doar o material apreendido a quem possa usar de forma correta? A cena pirotécnica, além de não favorecer o Estado, ainda ajuda a poluir nossos rios. Não seria o momento de rever a legislação?
Concurso – A aposentadoria de vários servidores públicos da câmara de vereadores de Porto Velho levou o presidente da Casa de Leis, Márcio Pacele (PSB) a iniciar estudos para a realização de concurso público e contratar servidores para repor as vagas. Segundo Pacele, “é necessário renovar o quadro de servidores”. Foi aprovado projeto de lei viabilizando o concurso público e será contratada uma empresa para assegurar a transparência do processo seletivo. Em breve o legislativo municipal da capital estará abrindo oportunidades em diferentes áreas com a finalidade de não só renovar o quadro de pessoal, como buscar cada vez mais a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Após a contratação da empresa será divulgada as vagas, através de edital, que estarão disponíveis para contratação.
Libras – A Prefeitura de Itapuã do Oeste qualificou 50 alunos da área de educação do município, para ministrar aulas de Libras na rede municipal de ensino (22 de agosto a 6 de outubro). O curso foi ministrado pela professora Neide Alexandre, da empresa Acelibras com carga horária de 40 horas/aula sendo 20 presenciais e 20 em ambiente virtual. O prefeito Moisés Cavalheiro (MDB), a secretária de Educação Rute Carvalho e o secretário de Planejamento Marcos Paiva participaram da solenidade de abertura. Durante o curso foram ministradas aulas sobre aspectos conceituais, históricos, culturais e linguísticos sobre a Libras e a pessoa surda. Os alunos receberam ao final do curso, certificados de participação e conclusão.
Respigo
Na próxima sexta-feira (13) será realizada às 16h sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (Ale). O anúncio –e convocação– foi feito na terça-feira (10), pelo presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (Patriota-PVH), que comandava a sessão ordinária, mas o tema da extraordinária não foi anunciado +++ Também na sexta-feira, em Guajará-Mirim terá início a partir das 19h o “Duelo a Fronteira”, quando os bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho estarão desfilando para um público recorde, que está sendo esperado para os dias da festa que será encerrada no domingo (15). A entrada é gratuita, a organização é da Associação Warati e tem apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Ale) e Prefeitura de Guajará-Mirim +++ O médico Amado Rahal, que já passou pela direção do Pronto Socorro João Paulo II e do Hospital de Base, estará sendo homenageado com o título de Cidadão Honorário de Rondônia. A honraria foi proposta do deputado Lucas Torres (Progressista-Buritis) e aprovado por unanimidade pelos demais colegas em plenário +++ A solenidade de entrega do título ocorrerá na Ale-RO, no próximo dia 23, às 14h. Homenagem das mais justas ao Dr. Amado, pessoa muito querida e admirada em Rondônia, jovem Estado que terá um novo “filho” a partir do dia 23.
Aeroporto de Ariquemes. O conceito brasileiro de PISTA MÍNIMA REGIONAL prevê 1.600 x 30m + resistência do piso PCN31 em qualquer novo projeto ou adequação. Mas, a pista de pouso ideal para atender tanto os turboélices e os jatos regionais é de 1.800 x 30m com resistência do piso PCN38 ou superior. Ariquemes com investimentos de R$ 50 milhões ganhará uma pista de pouso de 1.500m???