Publicada em 17/10/2023 às 08h45
Porto Velho, RO – A Administração Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO) emitiu um comunicado relevante referente à necessária suspensão temporária das atividades para realizar manutenção preventiva e corretiva nas subestações do edifício-sede. Esta decisão foi tomada devido à urgente necessidade de intervenção nas subestações, que não receberam manutenção nos últimos cinco anos, o que representa um risco significativo de colapso operacional.
O comunicado detalha a identificação de um vazamento de óleo no transformador de 380v, juntamente com a ausência de manutenção adequada no transformador de 220v. O vazamento de óleo compromete a capacidade de isolamento do transformador de 380v, aumentando substancialmente o risco de uma possível explosão ou incêndio. A administração havia emitido um Memorando Circular nº 11/2023-SECGERAL/ALERO em 09 de outubro, estabelecendo a semana passada (12 a 15 de outubro) como o período inicialmente planejado para a manutenção. Entretanto, devido a circunstâncias imprevistas, essa data não pôde ser cumprida.
A Secretaria de Engenharia e Arquitetura (SEA) recomendou a suspensão dos trabalhos durante esta semana para realizar as manutenções necessárias e também destacou problemas no dimensionamento do grupo gerador. Com o intuito de evitar prejuízos significativos e incidentes de grande proporção, a administração tomou a decisão de suspender parcialmente as atividades de 17 a 19 de outubro no edifício-sede. Nesse período, apenas as atividades administrativas essenciais funcionarão das 8h às 13h30min, com o uso do gerador de energia, enquanto as atividades políticas serão suspensas.
Além disso, no dia 20 de outubro, todas as atividades no edifício-sede serão suspensas por completo, garantindo o funcionamento contínuo do grupo gerador. Isso permitirá a remoção e manutenção dos transformadores, incluindo a manutenção corretiva, ajustes de carga no grupo gerador e a realização de manutenções preventivas necessárias.
A administração da ALERO enfatiza que essa ação é crucial para proteger o patrimônio público e, sobretudo, para evitar incidentes graves, incluindo possíveis explosões ou colapsos dos transformadores. Estão à disposição para esclarecimentos adicionais e contam com a compreensão de todos os envolvidos. O comunicado foi assinado por Roger André Fernandes, Secretário Geral da ALERO.
CONFIRA