Publicada em 27/10/2023 às 16h05
Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles lança o Projeto BMFM Itinerante, com o objetivo de levar a literatura e o conhecimento às pessoas que, devido à hospitalização ou por estarem em abrigos, não podem ir à biblioteca.
"Sabemos que a leitura não só enriquece a mente, mas também proporciona momentos de lazer e relaxamento que são muito importantes para a recuperação da saúde física e emocional dessas pessoas, por isso decidimos pela implantação desse projeto", informou Carlos Augusto, diretor da Biblioteca Francisco Meirelles.
Segundo ele, com o Projeto BMFM Itinerante surge o movimento "Se você não pode ir até a biblioteca, a biblioteca vai até você". "Nossa primeira ação foi apresentar o projeto às instituições parceiras e conhecer as necessidades de cada local. Queremos realizar nossas atividades da melhor forma possível, atendendo às especificidades de cada público", acrescentou o diretor Carlos Augusto. "Recebemos um caloroso acolhimento por parte das instituições parceiras, como o Hospital Infantil Cosme e Damião e o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Eles abraçaram o projeto e viram nele uma oportunidade de proporcionar momentos de cultura, diversão e aprendizado para aqueles que mais precisam", completou.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631, de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191 de 18 de dezembro de 1980.