Publicada em 30/10/2023 às 07h56
O desenvolvimento de sistemas de pagamento electrónico tem um sério impacto no comércio digital. No caso do Pix, é possível acompanhar como o mercado varejista brasileiro se transformou. O serviço foi lançado em 2020 e, entre suas vantagens, vale destacar uma interface bem simples, assim como o a rapidez para efetuar pagamentos. O Pix apareceu como uma solução inovadora para o mercado local, o que a fez ganhar um grande número de utilizadores rapidamente, mas, não foram apenas usuários brasileiros que aumentaram suas possibilidades, o varejo também foi beneficiado com o lançamento dessa ferramenta de pagamento.
Quais são as razões para o sucesso do sistema de pagamentos?
Um dos fatores do sucesso do sistema de pagamento Pix entre o varejo brasileiro é que, o seu serviço, cobra uma comissão mínima na realização de transações. As taxas tradicionais geralmente representam uma parcela significativa do próprio pagamento, pelo que os lucros dos varejistas são significativamente reduzidos. Nos inícios, o Pix se posicionou no mercado brasileiro como um serviço com comissões mínimas, isso foi alcançado graças ao fato do serviço possuir um algoritmo de processamento de pagamentos mais moderno e econômico.
Outra vantagem importante é que o sistema de pagamento oferece liquidações instantâneas, isso significa que os vendedores podem receber pagamento imediato pelos serviços ou bens fornecidos. Comparada às ferramentas tradicionais, a inovação do Pix mudou radicalmente a situação do mercado, não havia mais necessidade de esperar vários dias para receber fundos ou para que estes pudessem ser recolocados em circulação.
Outra vantagem do Pix foi a facilidade da interação com o sistema. Funciona com diversos aplicativos bancários, permitindo concluir uma transação com apenas alguns cliques, isso tornou o sistema difundido entre os consumidores em poucos meses. Varejistas brasileiros e internacionais também beneficiaram da interface sofisticada do serviço. O rápido crescimento da popularidade pode ser comprovado observando os números de transferências feitas com ele, cerca de 150.000 em 2020 e, em 2022, contabilizou mais de 3 milhões de pagamentos.
Além disso, analistas do CNDL e do Serviço de Proteção ao Crédito realizaram um estudo conjunto, graças ao qual conseguiram comprovar que, cerca de 70 por cento das compras online, são feitas através do serviço Pix e a parcela do pagamento por serviços também cresce constantemente. Para sacar rapidamente a criptomoeda para o Pix, basta utilizar o serviço https://www.novachange.cc/pt/, que está em constante evolução e é o mais conveniente possível para pagamentos. Seus desenvolvedores oferecem um excelente nível de segurança e confidencialidade para cada transação.
Pix e o mercado digital moderno no Brasil
Lauro Gonzalez, que trabalha no Centro de Pesquisas em Microfinanças, observa, em entrevista à Revista Exame, que um sistema de pagamentos para o mercado local é mais do que apenas uma solução financeira, o Pix deve ser visto como uma ferramenta de inclusão. O serviço fornece acesso a transações digitais para milhões de residentes do país e, principalmente, para grupos populacionais com rendimentos mensais baixos ou médios o que garante a inclusão não só dos consumidores, mas também das pequenas e médias empresas.
São essas categorias de cidadãos, segundo Gonzalez, que mais frequentemente enfrentam dificuldades causadas pelas altas taxas de cada transação, além disso, esse público muitas vezes não aprecia o processamento demorado de pagamentos individuais. Ele observa que o Pix teve um enorme impacto no varejo brasileiro, graças a:
Ser fácil de usar;
Cobrar uma comissão mínima;
Oferecer pagamentos instantâneos.
O sistema de pagamentos é utilizado pelos representantes empresariais, independentemente do setor em que atuam ou do tamanho médio das transações. O número de utilizadores deste sistema também continua aumentando de ano para ano, portanto, não há dúvidas sobre o crescimento e desenvolvimento bem-sucedido do sistema.
A financeira Gmattos conduziu sua própria pesquisa sobre o mercado digital local e, concluíram que, mais de três quartos das empresas brasileiras de comércio eletrônico utilizam o Pix e, nos próximos anos, esse número poderá chegar a 90%. O Shopify, um dos maiores varejistas internacionais do mercado brasileiro que oferece o sistema Pix para pagar mercadorias sem sair da plataforma.