Publicada em 17/10/2023 às 15h27
Vilhena acaba de conquistar uma posição de destaque no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Estado de Rondônia. O município registrou um aumento significativo em sua pontuação nos índices do Programa Previne Brasil, passando de 7,71 para 8,40 entre o 1º e o 2º quadrimestre de 2023.
Os resultados dos indicadores de Saúde, publicados pelo Ministério da Saúde (MS) em 2 de outubro, revelam que, durante esse período, Vilhena não apenas subiu do 13º para o 9º lugar no ranking, mas também conquistou a primeira posição entre os municípios do estado com mais de 50 mil habitantes.
O Programa Previne Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde, desempenha um papel crucial na alocação de recursos para iniciativas de Atenção Primária à Saúde, o ponto de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A cada quadrimestre, os desempenhos dos municípios brasileiros são avaliados, afetando diretamente o financiamento federal destinado a essas regiões.
A avaliação inclui sete indicadores: consultas de pré-natal; atendimento odontológico durante a gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
O secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, explicou que o município de Vilhena adotou uma série de medidas para aprimorar seu desempenho, incluindo a busca ativa por gestantes que faltam às consultas, visitas domiciliares para pacientes hipertensos e a introdução de atendimentos odontológicos na primeira consulta de gestantes.
"Estamos entusiasmados com esse resultado, que reflete a excelência dos serviços prestados pela Atenção Primária à Saúde, graças ao empenho de nossos dedicados profissionais de saúde, que se esforçam para proporcionar o melhor atendimento possível. Isso evidencia o compromisso do município com o bem-estar e a saúde de nossa comunidade", enfatizou Wagner.