Publicada em 27/10/2023 às 14h19
PL – Durante a campanha eleitoral de 2022 o PL era presidido pelo senador Marcos Rogério, que foi parceiro de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não conseguiu a reeleição. Após as eleições Marcos Rogério pediu licença, porque estava enfrentando problemas de saúde com pessoa da família e ficou meses fora do Senado. No período assumiu o suplente, Samuel Pereira do Araújo, também do PL. Após assumir a titularidade, Samuel mudou de partido e se filiou ao PSD, ato que surpreendeu até as pessoas mais ligadas a ele. Assim o PL, que teria 14 senadores, passou a ter 13, e o PSD, que tinha 11 cadeiras, recebeu a adesão de Samuel e outros dois nomes, virando o jogo para 14.
Mudança – Provavelmente por isso, Marcos Rogério tenha perdido a presidência regional do partido para seu colega no Senado, Jaime Bagattoli, que foi eleito pelo PL nas eleições de 2022, assim como mais dois deputados federais, coronel Chrisóstomo Moura, que foi reeleito, e eleita Sílvia Cristina. Esta semana a informação, que o senador Marcos Rogério assumiu a presidência regional do PL em Rondônia em substituição a Bagattoli. Estranho, muito estranho. Tem algo no ar, que não é avião, drones ou pássaros. E tem muito a ver com as eleições municipais (prefeitos e vereadores) do próximo ano, que servirá de alicerce para as de 2026, quando serão eleitos (e reeleitos) presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado nos Estados e no Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais.
Escola – A Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), com sede na Rua Major Amarante, 390 em Porto Velho, tem novo diretor-geral a partir de hoje (27). Thiago Tezzari, deixou o cargo pela manhã, após anunciar sua posição aos servidores e convidados que marcaram presença no ato de despedida do cargo. Tezzari agradeceu ao presidente Marcelo Cruz (Patriota), que confiou a ele o cargo na direção da escola dos deputados, que oferece cursos para capacitação dos servidores públicos, inclusive de outros órgãos municipais, estaduais e federais e dos servidores, que proporcionaram a ele condições de reformular a escola física e profissionalmente. Assumiu efetivamente a direção-geral o adjunto, Alexandre Silva, que foi anunciado pelo chefe de Gabinete da Ale-RO, Victor Hugo, que participou da solenidade. Em seguida foi oferecido um coquetel aos convidados.
Calamidade – A Assembleia Legislativa esteve reunida na manhã de hoje (27), de forma extraordinária, para discutir e votar alguns itens emergentes. Destaque para o decreto de Calamidade Pública do prefeito de Espigão do Oeste, Welinton Pereira (Podemos) devido à estiagem, que secou praticamente o rio Palmeiras, que abastece a cidade e deixou a população sem água potável. Sem a anuência da Ale-RO, apesar de o decreto ser emergencial, ele não tem efeito. O prefeito estava dependendo da aprovação dos deputados, que ocorreu sem problemas, graças a sensibilidade dos parlamentares, que conseguiram quórum suficiente presencial e online, para aprovar o decreto de calamidade pública. É crítica a situação da população de Espigão do Oeste, e são necessárias providência urgentes. Sem a aprovação do decreto as ações não seriam legais.
Voos – A partir de domingo (29) a Linhas Aéreas Azul promoverá mudanças na malha aérea em Rondônia, que irá desafogar o volume de passageiros, que encontram dificuldades para conseguir voos, após Azul, Gol e Latan cortarem rotas aéreas no Estado. A Azul irá operar sete voos semanais entre Porto Velho a Belo Horizonte. Estão previstos voos para Minas Gerais às segundas, terças, quartas, quintas, sábados e domingos, a partir de 1h55. A empresa também fará a rota inversa, com decolagem da capital mineira às 22h05 e chegada em solo portovelhense às 01h05. Esta semana deputados tiveram dificuldades para poder participar da reunião do Parlamento Amazônico, que está ocorrendo hoje (27) em Imperatriz, no Maranhão devido a carência de opções de voos e tiveram que antecipar a ida e atrasar o retorno. O problema deverá ser corrigido com a volta dos voos entre Rondônia e os demais Estados.
Respigo
O empresário e ex-prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto faleceu na manhã de hoje (27). Com apenas 49 anos, Marcito não conseguiu vencer a luta contra um câncer +++ Ele foi vice-prefeito em dois mandatos seguidos do ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB). Assumiu o cargo de prefeito, após a renúncia de Jesualdo que se candidatou a senador +++ O clima continua seco em Rondônia. Somente chuvas esparsas que não atendem as necessidades da região, que sofre muito com a longa estiagem +++ Se até recentemente as reclamações eram muitas pela carência de mais ônibus coletivos urbanos em Porto Velho, hoje a “chiadeira” diminuiu. Itinerários que tinham sido cortados retornaram e foram feitas algumas modificações que tem agradado os usuários.