Publicada em 21/10/2023 às 10h35
O oitavo voo de repatriação de brasileiros partindo de Israel desembarcou no Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (21/10), transportando brasileiros que pediram ajuda para sair da zona de conflito entre o estado de Israel e o grupo fundamentalista Hamas.
A aeronave KC-390 Millennium (Embraer), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou, às 10h48 (horário local) no Posto CAN do Galeão (RJ). Dos 69 passageiros que vieram de Israel na aeronave, dois desembarcaram em Recife mais cedo, e outros 67 desceram no aeroporto no Rio, transportando nove animais domésticos.
Expatriação
Ao todo, cerca de 2 mil brasileiros fizeram o pedido de expatriação ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário. A informação foi divulgada pelo Itamaraty. Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da área de conflito.
O Itamaraty negocia diplomaticamente a liberação de um grupo de cerca de 30 brasileiros que estão presos na Faixa de Gaza. Neste sábado (21), Israel e Egito concordaram com a passagem de 20 caminhões com suprimentos pela fronteira de Rafah, para garantir ajuda humanitária aos civis em meio ao bloqueio israelense no enclave palestino.
Chegadas
O primeiro avião, um KC-30, com 211 brasileiros, chegou à Base Aérea de Brasília em 11 de outubro. Desde então, outras aeronaves têm feito o transporte dos brasileiros que pediram para deixar Israel. A segunda aeronave — da mesma configuração — chegou no dia 12 ao Aeroporto do Galeão, com 214 passageiros.
Até a manhã deste sábado (21/10), chegaram ao Brasil oito voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer os cidadãos brasileiros de volta ao Brasil. O ministro da Defesa, José Múcio, confirmou que serão realizados quantas viagens forem necessárias para retirar todos os cidadãos que pediram auxílio ao governo federal.